Livro infantil “A viagem de Itajara” narra a jornada de um peixe mero

A jornada de Itajara, uma peixinha aventureira da espécie mero, é contada com muita brasilidade no livro “A viagem de Itajara”, que será lançado no próximo dia 20, na Letraria Livros do Multi Open Shopping, em Florianópolis. A publicação, indicada para primeira e segunda infância, terá distribuição de alguns exemplares físicos gratuitamente e estará disponível para download no evento de lançamento, que terá várias atrações, como contação de história, pintura de meros e jogos educativos – tabuleiro, memória, Supermero e Sudoku dos gigantes do mar. A ação de educação ambiental é do projeto pelo Projeto Meros do Brasil, à frente da iniciativa.

A publicação chama atenção, de forma lúdica, para importância da conservação dos meros, peixes criticamente ameaçados de extinção. A narrativa é permeada exclusivamente por ilustrações assinadas por Eduarda Canuto, designer da Agência Mirran, selecionada pelo Projeto Meros do Brasil. Esta é a primeira vez que o mero e os seus habitats são representados em uma história infantil.

 

Na narrativa, Itajara sente um chamado para uma aventura, sai do manguezal, viaja pelo oceano, passa por várias provações e conta com muita ajuda em sua jornada, que termina quando realiza a sua missão de dar sequência ao legado de sua espécie.

 

“O livro conta a trajetória do mero baseada no seu crescimento e na experiência com o desconhecido, com um mundo novo, cheio de beleza mas também de desafios. Acredito que as crianças vão se identificar, é a primeira infância, os primeiros anos de escola, de um mundo novo também”, afirma Eduarda Canuto.

 

Com 32 páginas, a publicação traz ao final um compilado de informações relacionadas a cada etapa da jornada da peixinha heroína Itajara. A proposta é apoiar e inspirar a contação de histórias.

 

“A escolha de um livro totalmente baseado em imagens busca dar voz e liberdade ao universo do ser humano criança, permitindo que seja protagonista de sua própria história”, diz Maíra Borgonha, coordenadora geral do Projeto, também responsável pela concepção da história e projeto gráfico do livro junto a Eduarda Canuto.

O evento de lançamento de  “A viagem de Itajara” tem apoio institucional da Letraria Livros do Multi Open Shopping.

 

Literatura como aliada da ciência

 

O livro traz para perto das crianças a vida marinha, os meros e a ciência. Na narrativa aparecem muitas informações importantes sobre a espécie, resultado de estudos das mais de duas décadas de atuação do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

“Os meros nascem fêmeas e na fase adulta,  na primeira agregação, muitos se tornam machos – para permitir sua reprodução. O desenho das agregações de meros (quando se reúnem para reproduzir) também tem como base o conhecimento que a gente vem gerando e divulgando na sociedade brasileira”, explica Maíra Borgonha.

 

A publicação consegue levar essas informações para as crianças de forma lúdica.

 

“A primeira infância é um dos públicos prioritários para o Projeto e dialogar com a infância é uma oportunidade de conectar as crianças com os manguezais, o oceano, os meros e o planeta na intenção de que elas tenham um presente e um futuro possíveis, com cheiro de vida e de descobertas, e também, de encontro e contato com sua própria essência”, pontua Maíra Borgonha.

 

Literatura infanto-juvenil feita no Brasil

 

O livro infantil “A viagem de Itajara” foi concebido numa perspectiva decolonial – ou seja, de um ponto de vista bem brasileiro, a começar pela escolha da ilustradora. Eduarda Canuto, 25 anos, cientista social, designer e ilustradora, atua na agência Mirran, do Pará.

 

“Ilustrar dois ecossistemas (manguezal e o oceano) tão diferentes e cheios de vida foi um desafio e uma responsabilidade de fazer o mais fiel à realidade, porém ao mesmo tempo com um tom mágico. Buscamos trazer representações do imaginário e da Amazônia”, conta Eduarda.

 

Nos cenários das aventuras da peixinha Itajara aparecem várias espécies que representam a fauna e a flora brasileira, como a ave guará, o caranguejo-uçá, a baleia jubarte, entre outros. Também fazem parte da jornada dessa heroína o encontro com a sereia Iara e o amuleto da sorte Muiraquitã, fazendo referência às lendas e mitos brasileiros.

 

Livro será distribuído na versão impressa em nove estados brasileiros

 

O livro de ilustrações terá distribuição física, com tiragem de 3000 exemplares, e on-line – o arquivo digital estará disponível gratuitamente para download. As edições impressas serão distribuídas em bibliotecas e escolas públicas,e projetos sociais dos nove estados onde o Meros do Brasil atua: Pará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A expectativa é alcançar pelo menos 30 mil crianças.

 

Sobre o Projeto Meros do Brasil

 

“A viagem de Itajara” é o primeiro livro infantil do Projeto Meros do Brasil, mas a terceira publicação voltada para esse público. Já foram produzidos e distribuídos o livro de Colorir e e-book Práticas de Educação Ambiental para a Primeira Infância, ambos com objetivo de estreitar a relação entre as crianças e a natureza por meio de ações educativas.

 

O Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, foi criado em 2002 em Santa Catarina e está presente em nove estados da costa do Brasil (Pará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina). Tem como objetivo garantir a conservação dos ecossistemas marinhos e desta que é considerada a maior espécie de garoupa do Oceano Atlântico.

 

Atualmente as ações do Projeto estão voltadas para a conservação da sociobiodiversidade através da pesquisa científica, educação, comunicação e da arte, e buscam envolver as comunidades locais, valorizando o seu conhecimento, e toda a sociedade, promovendo equidade de gênero, inclusão racial e de pessoas com deficiência.

Cobrindo aproximadamente 1.500 quilômetros da costa brasileira, por meio da atuação em rede, as ações do Projeto Meros do Brasil levam em conta as particularidades de cada território e são executadas de forma colaborativa entre as equipes de todos os estados.

 

Serviço

 

O lançamento de “A Viagem de Itajara” em Florianópolis/SC

Quando: 20/08, às 15 h

Onde: Livraria Livraria Livros do Multi Open Shopping | SC 406 – Rod. Dr Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339

Quanto: gratuito – com distribuição da publicação