Florianópolis recebe brinquedos e brincadeiras da cultura afro-indígena brasileira

Resgatar as formas que o brincar assume nos diferentes contextos do tempo e do espaço, através da realização de brinquedos, histórias, cirandas e brincadeiras é o objetivo do projeto Ciranda Sesc, que este ano, completa dez anos de incentivo à ludicidade, a prática do brincar espontâneo e o seu simbolismo.

O projeto circula o Estado na programação do Sesc, com a assessoria da Trupitan, formada por artistas brincantes. No Sesc em Florianópolis (Prainha) o projeto estará disponível nos dias 13, 14, 16, 17 e 20 de novembro, para visitações nas escolas através de agendamento, e no dia 19 (domingo), às 10h30, para visitação na Unidade, durante o Festival da Criança.

A proposta envolve espetáculo de contação de histórias, brinquedos cantados e confecção de brinquedos, entrelaçando contar, fazer e brincar. O tema que norteará as histórias e brincadeiras será da mitologia afro-indígena brasileira, através de histórias provindas da tradição oral. A intervenção artística brincante recriará um clima de brincadeira e de festa popular, apresentadas com cantos e músicas executadas ao vivo, brincadeiras e interação com o público presente.

O projeto conta com o grupo de quatro arte educadores, brincantes por essência e formação, que permanecerão seis dias em cada Unidade Sesc realizadora do projeto, aplicando brincadeiras cantadas, contadas, manuais e corporais da cultura popular. O Ciranda acontece além das Unidades do Sesc, em escolas, praças, asilos, hospitais e demais locais da cidade sede da Unidade ou cidades próximas.

O projeto Ciranda Sesc é aberto à visitação de escolas e à comunidade. Mais informações no Sesc em Florianópolis (Prainha) podem ser feitos pelo telefone: (48) 3229.2239 / (48) 9 9902.6095 / pelo e-mail: rodrigor@sesc-sc.com.br ou ainda no site: https://www.sesc-sc.com.br/evento/2064/null