Bate-papo e lançamento de livro sobre Educação Infantil

Você já parou para pensar no quanto a Educação Infantil tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano? Roger Hansen, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acredita que a Educação Infantil é a mina de ouro que o Brasil ainda não descobriu. Para falar sobre o tema, Roger estará na Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping no dia 24 de outubro, às 19h30, para participar de um bate-papo com pais, educadores e público em geral e autografar sua mais recente obra, o livro Pedagogia Florença I – Bases para a Educação Infantil de 0 a 3 anos (R$ 58).

O debate sobre a melhor maneira de preparar as crianças para o futuro é comum entre os adultos responsáveis pela educação dos pequenos. Entre as dúvidas, estão quais os conhecimentos e valores que devem ser transmitidos durante a vida. Foi com o intuito de auxiliar com questões do dia a dia dos pais, psicólogos, pedagogos, pediatras e outros profissionais que Roger Hansen escreveu o livro Pedagogia Florença I, que traz os estudos científicos e as vivências do autor, educador e pesquisador da primeira infância.

A Pedagogia Florença é uma abordagem inovadora voltada à Educação Infantil nos primeiros seis anos de vida, iniciada há 13 anos, em forma de uma escola modelo, em Florianópolis. O método, criado por Hansen, trabalha a pedagogia de forma contemporânea, preenchendo lacunas dos estudos da educação infantil brasileira. “Temos um material escasso sobre Educação Infantil no Brasil, principalmente quando se trata dos primeiros anos de vida. Nossa metodologia parte de pesquisas mundiais profundas sobre o tema. A ideia é dar valor e força aos educadores para que tenham ferramentas para trabalhar junto aos pais na difícil tarefa da formação humana”, explica o doutor.

Lançada em julho, o pano de fundo da publicação é o respeito e o amor à criança, por meio de uma explanação de atitudes humanistas na educação. “Uma criança é um ser que se expressa, não podemos simplesmente treiná-las, temos que deixá-las descobrir-se. Os bebês muito pequenos até certo momento não pegam nada nas mãos, pois estão desenvolvendo-as e elas ainda não estão maduras o suficiente para pegar, prensar ou reter um objeto”, exemplifica o autor.

“Devemos dar condições para o desenvolvimento humano, sem imposições sobre o ser. O maior valor da Pedagogia Florença é permitir que a imensa vida que existe no interior da criança ganhe a sua mais bela expressão”, completa Hansen.

Segundo o educador alemão, Walter Gutdeutsch, uma das inspirações do livro e responsável pelo prefácio, a infância é a parte mais importante da vida e é preciso olhar para esse período com olhos modernos, nas situações de hoje. “O Dr. Roger apoia-se em investigações atuais da pedagogia, psicologia, sociologia e neurociência e a pedagogia Florença aplicada é o futuro consciente de uma educação qualificada e profissional”, afirma.

Sobre o autor: Roger Hansen é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador da infância há mais de 10 anos. Iniciou sua carreira como professor universitário e, posteriormente, dedicou-se ao desenvolvimento da Pedagogia Florença, trabalhando em parceria com o Prof. Walter Gutdeutsch (Alemanha). Roger dirige o trabalho de 60 educadoras na aplicação dessa pedagogia. Em paralelo segue conduzindo seus estudos e pesquisas sempre aliados a uma profunda experiência prática, em contato direto com crianças, pais e educadores. Atualmente tem ministrado cursos e palestras sobre o tema e suas pesquisas, além de ser palestrante convidado do TEDXSENAIFlorianópolis.

Serviço

O quê: Bate-papo sobre Educação Infantil com Roger Hansen e sessão de autógrafos do livro “Pedagogia Florença I – Bases para a Educação Infantil de 0 a 3 anos”

Quando: 24 de outubro

Horário: 19h30

Onde: Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping – Rua Bocaiúva, nº 2.468, piso térreo, Centro, em Florianópolis.

Quanto: Gratuito

Informações: (48) 3271-6030