Mostra Infantojuvenil do FAM terá sessões na UFSC e no Hospital Infantil

Seis filmes em competição e um convidado, Crisálida, de Serginho Melo, compõem a Mostra Infantojuvenil do FAM 2016, entre os dias 21 e 23. Serão dois programas exibidos alternadamente, um pela manhã, a partir das 9 horas, e outro à tarde, às 14h30, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Pelo segundo ano, a mostra também será exibida no Hospital Infantil Joana de Gusmão, no dia 21, às 14 horas. No ano passado, mais de 4 mil crianças e adolescentes participaram das sessões.

O primeiro programa apresenta a ficção Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar (19 min), de Pedro Jorge, de São Paulo, sobre as relações entre um menino arteiro e sua mãe. Em outra ficção paulista, O Melhor Som do Mundo, de Pedro Paulo de Andrade (13 min), Vinícius é um menino que curte colecionar e gravar todo tipo de som. Na animação em stop motion Òrun Àiyé – A Criação do Mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria (12min), de Salvador, um avô conta a história do mundo a partir de deuses africanos.

O segundo programa terá o convidado Crisálida e três animações: H2Obby (3 min), de Flávia Trevisan, de São Paulo, em que o cachorro Hobby se diverte com um cubo de gelo; Crônicas de Oliver, de Italo Rocha e Marcelo Zuza, de Rio Branco (Acre), tem como protagonista um robô, que sai em uma jornada em busca do seu amigo humano. O filme é o primeiro de uma série e foi produzido por meio de financiamento coletivo; de Pernambuco, Salu e o Cavalo Marinho (13 min), de Cecilia da Fonte, conta a história de um dos artistas populares mais famosos do Brasil, Mestre Salustiano, que foi ator, músico, compositor e artesão.

Crisálida, com duração de 20 minutos e piloto de uma série de TV, de Serginho Melo, é uma produção de Florianópolis que fará sua estreia no FAM. O episódio retrata o universo de jovens surdos numa sociedade que privilegia os ouvintes, a partir do adolescente Rubens.

Além da exibição no Hospital Infantil, o FAM dá sequência nesta edição à campanha de arrecadação de materiais como lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar e também livros infantis e livros para colorir, que serão enviados a crianças e adolescentes internados no hospital. A arrecadação acontece durante todo o festival.

Escolas também podem agendar visitas pelo e-mail infantojuvenil@panvision.com.br.

O FAM 2016 tem o patrocínio da Petrobras com apoio da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.