Black Friday: 8 dicas para os pais evitarem o consumismo e as fraudes típicas da data

A Black Friday já está entre os principais eventos do calendário do varejo físico e do comércio eletrônico. E mesmo com a pandemia, a previsão para este ano é de crescimento. De acordo com Ebit/Nielsen, a alta deve ser de 27% nas vendas na comparação com o ano anterior, considerando a quinta e a sexta-feira. Mas como evitar as compras por impulso e as fraudes?

Para a fundadora da Ops!Cresci, Natália Mennocchi, o primeiro passo para evitar entrar numa roubada é fazer um planejamento. “Muitas pessoas acabam se empolgando ao ver os descontos e compram coisas que não precisam. Na Ops!Cresci focamos no movimento oposto. Acreditamos que as pessoas devem evitar o consumo excessivo e aumentar o ciclo de vida dos produtos, por meio da compra e venda de usados”, explica.

Veja as dicas da Ops para fazer compras sem se arrepender:

  1. Crie uma lista: parece óbvio, mas a maioria das pessoas não lista o que precisa ser comprado. Ao fazer este exercício, o consumidor já tem a chance de eliminar muitos itens por perceber que são desnecessários.
  2. Pesquise com antecedência: já ouviu falar no famoso “compre pela metade do dobro”? Para evitar cair numa roubada, pesquise os preços antes de chegar o dia da promoção. Algumas ferramentas, inclusive, contam com a opção de verificar a variação de preço nos últimos meses.
  3. Crie um alerta: use os sites de comparação de preço para saber os locais mais baratos. E aproveite para criar um alerta com o valor que gostaria de pagar. Dessa forma, a ferramenta avisará, caso o produto entre em promoção.
  4. Pesquise as lojas: neste período do ano é comum surgirem sites fraudulentos, em que o consumidor compra e não recebe o produto, ou ainda, tem seus dados clonados. Por isso, dê preferência às lojas conhecidas e, no caso de uma loja desconhecida, fique alerta. Verifique a reputação da loja no Reclame Aqui e pergunte aos amigos se já compraram no site em questão.
  5. Não clique em links suspeitos: neste período também é comum o recebimento de e-mails de promoções com links que direcionam para sites falsos. O consumidor acaba fazendo a compra, mas não recebe o produto. Por isso, prefira entrar diretamente no site por meio do buscador.
  6. Verifique as opções de pagamento: observe se o site conta com cadeado na barra de endereços e selos de segurança. E, em caso de pagamento com cartão, opte por gerar um cartão on-line para fazer a transação.
  7. Confira o prazo de entrega: algumas lojas de artigos de bebê contam com prazo de entrega superior a 30 dias por venderem produtos importados ou fabricados em cidades do interior. Por isso, verifique se o prazo atende a sua necessidade.
  8. Verifique o valor do frete: sempre leve em consideração o valor do frete na hora de comparar os valores das lojas.

Natália reforça que, no segmento de artigos de segunda mão, sempre é Black Friday. “Os consumidores não precisam esperar pela Black Friday para comprar produtos com até 70% de desconto. Ao optar por usados, que são vendidos em plataformas seguras, eles têm a possibilidade de comprar produtos infantis praticamente novos com valores extremamente competitivos”, reforça.