Mulheres empreendedoras inauguram loja colaborativa em Florianópolis

Pautas importantes para o dia a dia das pessoas e do planeta estão intrínsecas no trabalho de seis empresárias que se unem para colocar em prática uma loja colaborativa

Que o empreendedorismo feminino cresce cada vez mais no Brasil, não é novidade. Estatísticas afirmam que mulheres abrem muito mais negócios que homens, além de serem inclusive mais escolarizadas. Agora, imagina quando uma mulher empreende, abrindo um café de brincar, novidade na cidade, e mais seis mulheres chegam para somar ao espaço? É exatamente o que vai acontecer no próximo dia 31 de outubro, quando o Caracóis & Caramujos, Café de Brincar, que estreou há um ano e meio em Florianópolis, se torna cenário para a Colab Caracóis & Caramujos que inaugura com marcas que são sucesso em seus nichos e, como cereja do bolo, ainda são repletas de propósito.

Sustentabilidade, afetividade, sororidade e muito amor pelo fazer estão em cada pedacinho das produções das empresárias Ana Paula Sousa, Débora Dorneles, Ju Carvalho, Laís Oliveira, Priscila do Nascimento e Stefanie Silveira. Todas, sem exceção, conversam com os princípios empreendedores de Glenda Barcarol, proprietária do café que abre as portas do estabelecimento para um novo momento.

De acordo com o grupo de mulheres empreendedoras, a força feminina, a afetividade e a competência presente em todos os trabalhos falaram mais alto na hora de começar esse espaço colaborativo. A alta demanda de cada uma e a vontade de estar em um espaço com marcas condizentes com as suas, foram o empurrão que faltava para iniciarem este projeto. “Além dos nossos produtos, também vamos oferecer eventos como rodas de conversa, oficinas criativas e cursos, para proporcionar um vínculo afetivo entre nós e nossos clientes, algo que, pra gente, é muito importante”, afirmam.

Ainda segundo as seis mulheres, a ideia é oferecer produtos criativos, afetivos e engajados com as pautas mais relevantes do mundo moderno, que carregam em si o propósito de aproximar e reconectar as pessoas. A partir destas conexões, sugerir encontros presenciais, trocas pessoais com momentos de reflexão e descontração. “Queremos que nossos clientes nos visitem para conhecer o porquê de trabalharmos com estes produtos e para conversar sobre assuntos urgentes no dia a dia do planeta”, completam as empresárias.

Propósito na raiz

Tendo como público-alvo as mulheres, a Anamora, comandada por Ana, produz bolsas e acessórios de forma totalmente artesanal e usa como matéria-prima tecidos de fibra natural, que permitem o toque macio, confortável e a durabilidade das peças. Estampas diferenciadas e coloridas complementam o conceito da marca. A Terra Maya Cosmética Natural, da Débora, é uma das primeiras lojas especializadas em cosméticos naturais, multimarcas, nacionais e importados, de Florianópolis. Entre as novidades, estão as variedades na linha de maquiagem natural certificada e os produtos para bebês e crianças, além da lista de chá de bebês. Ainda na onda baby – e sustentável -, a Nós e o Davi, comandada por Laís, produz fraldas ecológicas e, um dos maiores objetivos da empresa é diminuir o impacto ambiental das fraldas descartáveis – 3,6 mil fraldas descartáveis equivalem a 24 fraldas ecológicas – e melhorar o impacto social, uma vez que emprega mães com jornadas de trabalho flexíveis e reduzidas.

Tita, dirigida por Ju Carvalho, costura roupinhas sob medida para bebês e crianças, fazendo questão de “vestir criança como criança”, como diz a proprietária. Os looks – um mais lindo que o outro – podem ser inspirados em personagens infantis ou, até mesmo, vindos da própria imaginação. E, como em muitos momentos na vida de uma família, tudo termina em brincadeira! É aí que entra a Semente do Brincar, que tem Stefanie Silveira e Priscila do Nascimento à frente do empreendimento que trabalha com oficinas lúdicas, brinquedos educativos e workshops, que buscam transformar a conexão entre adultos e crianças a partir do respeito mútuo e do brincar, que é a linguagem da criança.

Todos estes produtos e serviços, estarão à disposição do público, a partir de 31 de outubro, todos juntos em um único endereço: a Colab Caracóis & Caramujos, localizada na Lagoa da Conceição, feita com afeto por mulheres, para mulheres, homens e crianças.

SERVIÇO

O quê: Colab Caracóis & Caramujos

Quando: a partir do dia 31 de outubro

Horários: de terça a sexta das 13h30 às 19h30; aos sábados das 10h às 12h e das 13h30 às 19h30

Onde: Av. Afonso Delambert Neto, 103 – Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC