Sesc realiza evento “Biblioteca Inquieta” em 6 cidades

De 26 a 30 de agosto, acontece nas bibliotecas do Sesc Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul e Lages a terceira edição do projeto “Biblioteca Inquieta”, que visa a integração de linguagens artísticas dentro do espaço da biblioteca, promovendo mostras de artes, debates literários e confluências de um mesmo tema em comum: o autor e sua obra.

Cada Unidade Sesc traz um tema e atividades diferenciadas: “Quem te viu, quem te vê: vida e obra de Chico Buarque”, no Sesc Balneário Camboriú; “Identidades populares”, no Sesc Chapecó; “Mulheres que inspiram”, no Sesc Prainha (Florianópolis); “Jorge Amado – Um porto de Brasilidades”, no Sesc Itajaí; “Cordel da gente, oxente!”, no Sesc Jaraguá do Sul; e “MPB: Música e Poesia no Brasil”, no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc, em Lages. A programação completa de cada cidade pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/biblioteca-inquieta

BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Local: Biblioteca Sesc Balneário Camboriú (Avenida Central, 360 – Centro)
Tema: “Quem te viu, quem te vê: vida e obra de Chico Buarque”

Vencedor do Prêmio Camões 2019, a mais alta premiação para literatura de língua portuguesa, e também do Prêmio Jabuti por três vezes, a obra de Chico Buarque se desdobra em vários gêneros, como letras de músicas, dramaturgia, romance e literatura infantil, retratando a boemia, a pessoa comum, a política e questões contemporâneas. Nesta edição, a cantora Barbara Damásio apresenta uma versão pocket do seu show intitulado “Barbara canta Chico”, que conta com versões acústicas de “Cálice”, “João e Maria”, “Olhos nos Olhos”, “Vai Passar”, “Roda Viva”, entre outras; e o poeta e crítico literário Lucas Schlemper realiza uma fala sobre a vida e obra do autor.
+Informações e agendamento de escolas: (47) 3363.4216

CHAPECÓ
Local: Biblioteca Sesc Chapecó (Rua Brasília, 475-D – J. Itália)
Tema: “Identidades populares”

Em agosto Chapecó chega aos seus 102 anos e a biblioteca da Unidade do Sesc debruça-se sobre as heranças culturais e a história do município através do projeto “Biblioteca Inquieta” que homenageia as inúmeras personalidades da história como o balseiro, ervateiro, indígena, o caboclo e tantos outros, prestigiando artistas locais, por meio de exposições, cinema, oficinas de desenho, contações de histórias populares e tradicionais a fim de promover a valorização cultural e incentivar a leitura, debate e fruição das manifestações populares que fazem parte do cotidiano e história da cidade.
+Informações e agendamento de escolas: (49) 3319.9139

FLORIANÓPOLIS
Local: Biblioteca Sesc Prainha (Trav. Siryaco Atherino, 100 – Centro)
Tema: “Mulheres que inspiram”

Durante a 3ª  edição do projeto “Biblioteca Inquieta”, a Unidade Prainha irá realizar roda de conversas com escritoras locais (trazendo bate-papo sobre seus livros e produção literária), com mediação para os convidados refletirem e interagirem com as obras e respectivas autoras, intervenções poéticas literária (com poemas e contações de histórias), artísticas (exposição de quadros) e musicais (apresentações), além de trazer convidadas para falar sobre empreendedorismo, empoderamento feminino e astrologia/numerologia. Exposição do acervo com escritoras catarinenses, nacionais e internacionais para empréstimos, consultas e principalmente divulgação do acervo.
+Informações e agendamento de escolas: (48) 3229.2216 / 3229.2217

ITAJAÍ
Local: Biblioteca Sesc Itajaí (Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro)
Tema: “Jorge Amado: um porto de brasilidades”

Um dos escritores mais premiados do Brasil, Jorge Amado, será tema da 3ª edição no projeto “Biblioteca Inquieta” na Unidade Itajaí, com destaque para vida e obra do escritor. Temas como a religiosidade, presente em suas obras será abordado através de exposição de arte da artista Karin Buba sobre os Orixás e roda de conversa com o Professor André Pinheiro. O universo infantil destacado em Capitães da Areia será através de oficinas direcionadas às crianças, com a artista plástica Emanuela Beatriz. Contação de histórias com manipulação de bonecos elaborada por Édina Maria Calegaro e trilha sonora: “Todo meu nascer do sol” (Vitor Soltau). Conversa e prática de escrita com produção de textos, listas, nota e outras experimentações literárias com Marina Siqueira Drey e Patrícia Galelli.
+Informações e agendamento de escolas: (47) 3249.3869

JARAGUÁ DO SUL
Local: Biblioteca Sesc Jaraguá do Sul (Rua Jorge Czerniewicz, 633)
Tema: “Cordel da gente, oxente!”

Neste mês de agosto a Literatura de Cordel vai encantar quem visitar a Biblioteca Inquieta no Sesc de Jaraguá do Sul, trazendo contações das fantásticas histórias nordestinas, oficina de cordel, exposição de xilogravura e varais de cordéis. Esta edição busca resgatar a importância da cultura popular nordestina através do Cordel e de elementos nele contido como as lendas, religião e as festas populares que tem raízes em comum em todo território nacional. Romeu Viana natural da região do Cariri e atualmente residente em Jaraguá, é um dos cordelistas espalhados por esse nosso Brasil e estará presente com sua arte, ensinando as rimas e métricas do cordel e nos fazendo experimentar as memórias de uma infância nordestina.
+Informações e agendamento de escolas: (47) 3275.7811

LAGES
Local: Biblioteca do Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages (Rua Vidal Ramos Júnior, 152)
Tema: “MPB: Música e Poesia no Brasil”

O Centro Cultural Vidal Ramos Sesc destaca o acervo de poesia e história da música popular brasileira, com foco na produção dos anos 60 e 70. O uso da escrita como forma de questionamento resultou na criação de magníficas obras literárias e musicais. Sendo assim, a terceira edição do projeto “Biblioteca Inquieta” abraçará grandes autores e artistas nacionais, com debates e apresentações inspiradas em suas composições. Roda de conversa com o coletivo “Café com Devaneios”, grupo formado por jovens entusiastas, promoverá um debate denominado “Alquimistas da Música”; exposição em mesa temática e criação de varal poético, onde serão destacados grandes poetas marginais; visitas mediadas na exposição literária “Varal Poético”, mediações de leitura de poemas marginais e atividades a partir das obras do acervo; sarau poético musical com convidados como:  Aline Amorim, Kaleb, Natália Nunes, Lucas Esperanza e Gelson Bini.
+Informações e agendamento de escolas: (49) 3222.4271