Estante Floripinhas: 6 livros para lidar com situações do cotidiano com as crianças

Tem situações nas nossas vidas que são feitas tão no automático pelos adultos, mas para as crianças nem sempre são simples de lidar.

Tomar banho, ir ao dentista, usar o banheiro…como bem explicou a Juliana Baron no nosso papo sobre Disciplina Positiva (clica aqui para ouvir), o humor é uma ótima ferramenta para sair daquelas sinucas de bico que as crianças nos colocam ao longo do dia.

Hoje vamos indicar alguns livros que nos ajudaram a conversar sobre alguns desses assuntos com as crianças, quem sabe não podem te ajudar também?

Gabriel, Já para o Banho, de Ilan Brenman.

Gabriel é um menino como muitos que vemos por aí, que nunca quer entrar no banho. Mas, depois que entra, quem o tira de lá! Conhece uma história parecida? Aqui ajudou muito a tornar a hora do banho mais leve!

O que tem dentro da sua fralda?, de Guido van Genetchen

Tem alguém por aí com dificuldade de usar o penico? Pois esse livro aborda essa questão de um jeito leve e divertido.

Será que vai doer?, de Ruth Rocha e Dora Lorch

Mostra que todo mundo tem um medo parecido de dentista, mas que não precisa ter medo: o dente doente dói muito mais do que o tratamento. Aqui em casa a ida ao dentista tem sido um desafio, e sempre recorremos às mensagens desse livro pra lembrar que não precisa ter medo.

Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque

Por falar em medo, quem não tem? A Chapeuzinho é uma menina medrosa, até o dia que em cara o seu maior medo de frente. E descobre que nem precisava ter tanto medo assim. Muito bonito e poético! Ainda rende muitas brincadeiras com jogo de palavras: o lobo que vira bolo. 😉

Lúcia já vou indo, de Maria Heloísa Penteado

Quem não tem um atrasildo por aí? Ninguém quer ser a Lúcia já vou indo, que nunca consegue chegar aos compromissos a tempo!

Uma lagarta muito comilona, de Eric Carle

Uma história divertida de uma lagarta que nasce bem pequenininha, e ao longo da semana come tudo o que vê pela frente, incluindo as páginas do livro! Ela vai crescendo, crescendo até que vira uma linda borboleta (desculpa o spoiler!). Uma forma divertida de conversar com as crianças sobre a importância de comer bem.