Esta semana: teatro de rua e peças para adultos e crianças no Festival Palco Giratório

Espetáculo de rua inspirado em Dom Quixote, circo dirigido por Domingos Montagner (in memoriam), dança contemporânea infantojuvenil, teatro adulto e uma peça infantil no Dia dos Pais, são os destaques da programação do 15º Festival Palco Giratório Sesc, em Florianópolis, nesta segunda semana do evento. Até 31 de agosto, o maior circuito de artes cênicas do país movimenta a Capital catarinense com apresentações de 28 espetáculos, de 15 estados brasileiros, e atividades formativas, como oficinas, reflexões, debates e painéis.

O Grupo Teatral Boca de Cena, de Aracaju (SE), apresenta gratuitamente na quarta-feira (08/08), às 15h, na Praça Tancredo Neves (ao lado do Sesc Prainha, Centro de Florianópolis), o espetáculo: “Os Cavaleiros da Triste Figura”. Livremente inspirado em Dom Quixote de La Mancha, a história retratada extrapola a literatura e se contamina por toda a realidade circundante, em forma de sonho (ou delírio). Um grupo de atuadores, em praça pública, insiste em instaurar suas histórias, desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo! (Classificação Livre)

Na quinta-feira (09/08), às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o espetáculo infantojuvenil “Desastro”, com Neto Machado, de Salvador (BA), apresenta dança contemporânea em uma curiosa fusão com a ficção científica e a cultura pop japonesa. Segundo a sinopse divulgada, “é como se os personagens de Star Wars dançassem ao som de David Bowie, num episódio dos Power Rangers. (Classificação Livre)

Dirigido por Domingos Montagner (in memoriam), o espetáculo de rua cômico “Clake”, do Circo Amarillo, de São Paulo, será apresentado gratuitamente na Praça Tancredo Neves (ao lado do Sesc Prainha), na sexta-feira (10/08), às 15h. Com sequências de gags clássicas, combinadas com a linguagem contemporânea, o resultado é um espetáculo de palhaçaria cômica física e musical. A obra é inspirada nos autômatos e nas sonoridades possíveis a partir de diferentes instrumentos e buzinas, e valoriza a arte do palhaço e a comicidade popular através da renovação da tradição das duplas cômicas. (Classificação Livre)

A peça de domingo (12/08) é uma ótima programação para curtir em família o Dia dos Pais. O espetáculo infantil “Plugue: um desvio imaginativo”, do Coletivo Errática, tem apresentação gratuita, às 15h, no Espaço 1, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Com uma história não linear, a montagem começa com um detetive, que alude ao lendário Sherlock Holmes, que investiga um misterioso fio azul se espalha pela cidade, ligando tudo, todos e provocando insólitas situações para os habitantes do local.

A programação do 15º Festival Palco Giratório acontece no Teatro do Sesc Prainha, Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura – CIC), Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Casa do Palhaço, Udesc, Ufsc e em espaços públicos. Os ingressos para os espetáculos custam R$ 10,00 (meia-entrada e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes) e R$ 20,00 (inteira) e podem ser adquiridos antecipadamente no Sesc Prainha; para as peças que ocorrem no TAC e CIC, também estarão à venda nestes locais. A programação contempla ainda atrações gratuitas. A agenda completa e os documentos comprobatórios para a meia-entrada podem ser consultados em: www.sesc-sc.com.br/palcogiratorio