Festival Palco Giratório: programação inclui espetáculos para bebês e crianças

Com 28 apresentações artísticas, homenagem ao circo, oficinas, reflexões, debates e painéis, o 15º Festival Palco Giratório vai movimentar a capital catarinense, de 1º a 31 de agosto. A iniciativa do Sesc de difusão e intercâmbio de artes cênicas, consolidada como a maior ação do gênero no Brasil, traz uma ampla programação, caracterizada pela diversidade de expressões, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos de 15 estados brasileiros.

Durante o evento, as 20 companhias selecionadas para a circulação nacional do Palco Giratório e grupos convidados apresentam o que há de melhor nas linguagens de teatro, circo e dança, em espetáculos para adultos, crianças, adolescentes e também para bebês. A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte. A esperança de um mundo melhor, a necessidade do encontro e da união, a importância do diálogo, a negritude, a cultura indígena, as questões do feminino, diversidade, preconceito, diferentes corpos, são algumas das temáticas presentes nos espetáculos em cartaz.

A acessibilidade também está em pauta, com seis espetáculos que terão tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e dois com recursos de audiodescrição. A programação acontece no Teatro do Sesc Prainha, Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura – CIC), Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Casa do Palhaço, Udesc, Ufsc e em espaços públicos. Os ingressos para os espetáculos custam R$ 10,00 (meia-entrada e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes) e R$ 20,00 (inteira) e podem ser adquiridos antecipadamente no Sesc Prainha a partir de 25 de julho; para as peças que ocorrem no TAC e CIC, também estarão à venda nestes locais. A programação contempla ainda atrações gratuitas.

Programação infantil e infantojuvenil

Entre as peças com classificação Livre, algumas são especialmente indicadas para o público infantil e infantojuvenil. No dia 09/08 (quinta), às 20h, no TAC, o espetáculo “Desastro”, com o baiano Neto Machado, apresenta dança contemporânea em uma curiosa fusão com a ficção científica e a cultura pop japonesa. Segundo a sinopse divulgada, “é como se os personagens de Star Wars dançassem ao som de David Bowie, num episódio dos Power Rangers. No dia 10/08 (sexta), às 15h, na Praça Tancredo Neves, o espetáculo “Clake”, com Circo Amarillo (SP) propicia uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades.

O Coletivo Errática, do Rio Grande do Sul, apresenta “Plugue: um desvio imaginativo”, no dia 12/08, às 15h, no Espaço 1 – Ceart/Udesc. Com uma história não linear, a peça começa com um detetive, que alude ao lendário Sherlock Holmes, que investiga um misterioso fio azul se espalha pela cidade, ligando tudo, todos e provocando insólitas situações para os habitantes do local.

No dia 18/08, às 15h, no Teatro Sesc Prainha, o espetáculo é voltado para bebês: “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”, da gaúcha Cia Caixa do Elefante, é construído a partir de microcontos sobre a poética do “esconder e revelar”, uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês. O “Cuco” traz um universo em que a surpresa do começo, da chegada, da primeira vez, transforma a manipulação de objetos do cotidiano em pequenas histórias. A peça dialoga com os bebês, apostando na linguagem da não-palavra para criar uma conexão com eles, que são protagonistas e centro do processo de criação, mesmo quando na condição de espectadores junto a seus pais. A proposta vai além de observar, mas permitir a experiência de manipular os materiais, atuar e interagir com os outros e com o mundo, em um tempo diferente do adulto. O cuidado em proporcionar um ambiente de conforto e segurança se reflete no cenário – constituído de uma cama acolchoada, localizada no centro da sala e cercada por assentos para a acomodação dos pais e dos filhos. O formato arena da montagem possibilita um espaço de acolhimento e interação. 

Agenda completa: www.sesc-sc.com.br/palcogiratorio