Abertas as inscrições para a Escola Livre de Artes (ELA)

Escola Livre de Artes (ELA) abriu processo seletivo para novos alunos. A seleção para as vagas disponíveis será realizada através de análise da ficha de inscrição, do comprovante de renda, da disponibilidade de horário para frequentar as aulas e demais documentos apresentados no ato de inscrição.

As inscrições devem ser feitas até 11 de outubro (de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h) na própria Sede da Escola Livre de Artes: Rua Alves de Brito, nº 334, Centro.

O edital na íntegra com todas as instruções relacionadas pode ser consultado e baixado nos sites da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, nos endereços:

http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/cultura/ e http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes/.

Cursos oferecidos:

Curso de Desenho de Ateliê: o curso busca apresentar recursos técnicos para a criação artística através do desenho.
Carga horária e duração: 2h30min semanais / 2 meses
Faixa etária: a partir de 13 anos
Curso de Desenho e Quadrinhos:
o curso busca apresentar recursos técnicos para a criação de quadrinhos utilizando papéis e materiais alternativos.
Carga horária e duração: 2h30min semanais / 2 meses
Faixa etária: a partir de 13 anos
Curso de Pintura: Propiciar a reflexão e a prática da pintura buscando desenvolver sua capacidade criativa, utilizando diferentes materiais e técnicas.
Carga horária e duração: 3h semanais / 2 meses
Faixa etária: a partir de 13 anos
Curso de Modelagem em Argila: o curso visa estimular e orientar o aluno a trabalhar com a modelagem em argila a mão livre, utilizando-a como técnica de criação artística e de pesquisa pessoal na criação de objetos artísticos e/ou utilitários.
Carga horária e duração: 3h semanais / 2 meses
Faixa etária: a partir de 10 anos
Curso de Boi de Mamão: o curso tem como objetivo o trabalho de pesquisa histórica e cultural, valorizando aspectos e características do folguedo, as músicas e as influências culturais. Durante as aulas o aluno aprenderá técnicas para confecção dos personagens e figurino, coreografia e música.
Carga horária e duração: 3h semanal / 2 meses
Faixa etária: a partir de 8 anos
Curso de Renda de Bilro Tramóia para Iniciantes: reconhecer a importância do repasse do conhecimento para outras gerações, garantindo a permanência da tradição açoriana, considerada um dos principais símbolos do patrimônio cultural de Florianópolis.
Carga horária e duração: 3h semanal / 2 meses
Faixa etária: a partir de 10 anos
Curso de Iniciação à Dança I: Iniciação a dança clássica, dança moderna e/ou jazz.
Carga horária e duração: 2 aulas por semana de 1h cada aula / 2 meses
Faixa etária: 6 a 9 anos
Curso de Iniciação à Dança II: Iniciação a dança clássica, dança moderna e/ou jazz.
Carga horária e duração: 2 aulas por semana de 1h cada aula / 2 meses
Faixa etária: 10 a 12 anos
Curso de Musicalização: O aluno irá conhecer e compreender diferentes culturas através da apreciação e performance musical; compor peças musicais simples, individualmente e em pequenos grupos; desenvolver a consciência crítica com relação ao consumo de música e a produção musical; ampliar o universo musical do aluno e suas possibilidades de relação com a música.
Carga horária e duração: 2h semanais / 2 meses
Faixa etária: a partir de 6 anos
Curso de Instrumentos: tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento musical, em um instrumento específico, através de experiências práticas individuais e coletivas envolvendo performance, apreciação, composição, improvisação e práticas de arranjo; propiciar ao aluno referencial teórico, crítico, cultural e técnico, instrumental e metodológico sobre o estudo de seu instrumento em diferentes gêneros musicais. A grade curricular do curso de Instrumentos compõe-se de disciplinas teóricas e práticas conforme tabela abaixo:
Carga Horária e duração: 1h semanal/2meses cada disciplina, com exceção do Coral e da Prática de Conjunto que terão a duração de 2h semanais. Faixa etária: a partir de 13 anos

Curso de Iniciação Teatral I e II: O curso de Iniciação teatral oportunizará aos alunos os conceitos iniciais da História do Teatro e da interpretação teatral com base em jogos e improvisações teatrais, além de explorar a consciência corporal e vocal como ferramentas da criação cênica.
Carga Horária e Duração: 2 h semanais por curso / 2 meses.
Faixa etária: de 9 a 12 anos / 13 a 16 anos