Mostra exibe filmes produzidos por crianças da rede municipal de Florianópolis

Começa nesta quinta quinta-feira (24) e vai até sábado (26), no Centro Integrado de Cultura (CIC) a exibição de filmes realizados por crianças e adolescentes de escolas públicas da Grande Florianópolis. A rede municipal de ensino da Capital participa do evento com 12 produções envolvendo creches, núcleos de educação infantil e escolas do ensino fundamental. Haverá exibições no período da manhã e da tarde. O projeto Cinema na Escola é desenvolvido pelo Núcleo de Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gente grande

A transição de uma criança da educação infantil para o ensino fundamental é um momento de desafios e aprendizados. A Creche Municipal Vila Cachoeira e a Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa, do bairro Saco Grande, em conjunto, criaram o filme “E agora? Eu vou para a escola!” para falar sobre esse assunto.

Com a duração de 10 minutos, a produção apresenta as crianças do grupo 6, o último grupo da creche, de cinco e seis anos, e as crianças do 1º ano da escola, de seis e sete anos, que frequentavam a creche no ano anterior.

“O filme conta a expectativa dos pequenos no último ano na creche para a grande mudança, enquanto a criançada do 1º ano apresenta a escola e conta um pouco sobre o cotidiano na unidade”, diz a professora responsável pelo projeto Monique Cristina Gelsleuchter.

A produção da Creche Vila Cachoeira e da Escola Donícia Maria da Costa será exibida na quinta, das 15h às 16h e na sexta-feira, das 9h30 às 11h.

A arte contra a violência e o bullying

Da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, vem a produção “Descobrindo conviver: eu e os outros”, produzido por alunos do 4º ao 9º ano da unidade.

O filme saiu de um projeto chamado “A arte ampliando os cuidados na contraposição da violência na escola”, desenvolvido pela professora de artes – música, Claudia Roberta Yumiko Tristão.

“O objetivo é utilizar a arte para discutir temas como violência, bullying e preconceito, e com ela resolver os problemas que acontecem na escola”, explica a professora, que realizou o projeto com os alunos no contraturno das aulas.

O filme que será exibido na mostra é uma junção de diferentes vídeos do projeto, todos produzidos pelos próprios alunos, com a supervisão, além de Claudia, de Sandra Dias da Luz, professora da Sala Informatizada e de Jéssica Agostinho, que faz parte do grupo do Cinema na Escola. Cristina Günzel, professora auxiliar da unidade e colaboradora do projeto inicial de artes, também fez parte da equipe de produção do filme.

A exibição do filme acontecerá dia 25 de agosto, das 14h30 às 16h.

O cronograma

24 de agosto – quinta

9h às 10h

Os sons do mundo – NEI Doralice Maria Dias

Câmera, ação – NEI Maria Elena da Silva

15h às 16h

Câmera, ação – NEI Maria Elena da Silva

Minhaminhami – Creche Cristo Redentor

Pra entrar na casa do Zé – Creche Franklin Cascaes

E agora? Eu vou para a escola! – Creche Vila Cachoeira e EBM Donícia Maria da Costa

25 de agosto – sexta

9h30 às 11h

Pra entrar na casa do Zé – Creche Franklin Cascaes

E agora? Eu vou para a escola! – Creche Vila Cachoeira e EBM Donícia Maria da Costa

Toda criança brinca feliz – EBM Herondina Medeiros Zeferino

Caçadores de monstros em: Que lugar é esse? – Creche Stella Maris

14h30 às 16h

Descobrindo conviver: eu e os outros – EBM Virgílio dos Reis Várzea

O consumismo – EBM Intendente Aricomedes da Silva

Uma viagem pela Mata Atlântica – EDM e NEI Costa da Lagoa

26 de agosto – sábado

14h às 14h45

Minhaminhami – Creche Cristo Redentor

A linha assanhada – Creche Celso Ramos

15h às 15h45

Uma viagem pela Mata Atlântica – EDM e NEI Costa da Lagoa