Começa amanhã o FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul

O 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2017 será realizado de 20 a 25 de junho, em Florianópolis, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, firmando o papel de aproximar público, profissionais, filmes e mercado – assim completando o ciclo do setor audiovisual.

Durante o evento, serão discutidas ações direcionadas para etapas do desenvolvimento profissional, evolução do produto fílmico e a própria função formadora do festival, tanto para público em geral, de forma contínua, quanto para crianças – por meio da Mostra Infantojuvenil – e estudantes de cinema, com o 1ºRally Universitário Floripa. Também serão realizadas atividades de aperfeiçoamento técnico e criativo, com palestras e oficinas. Grandes empresas parceiras da produção cinematográfica estarão presentes preparando, inclusive, as próximas produções, com a aproximação dos países Mercosul no Encontro de Coprodução.
Mostra Infantojuvenil terá sessão no domingo, 25

Oito produções brasileiras estarão na Mostra Infantojuvenil do FAM 2017, que será entre os dias 21 a 23 de junho, em duas sessões, uma pela manhã, às 9 horas, e outra à tarde, às 14 horas e no domingo, dia 25, às 10h30min. Serão dois programas, um para crianças até 10 anos e outro para até 12 anos. No ano passado, mais de 4 mil estudantes de 57 instituições vieram para as sessões. Pelo terceiro ano consecutivo, será realizada uma sessão especial no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Está programada para o dia 20, às 14h. As Sessões de quarta, 21 às 14h, quinta, 22 às 09h e sexta, 23 às 14h terão recurso de acessibilidade com legenda para surdos e ensurdecidos – LSE.

Campanha FAM e todos nós estimulando a arte na infância e juventude

O desafio lançado no FAM em 2015 de colorir a criatividade e imaginação das crianças e adolescentes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, permanece este ano. Durante os seis dias de Festival, o público que passar pelo Centro de Cultura e Eventos da UFSC pode doar lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, livros infantis e livros para colorir que serão enviados ao Hospital Infantil Joana De Gusmão.
Confira aqui a programação da Mostra Infantojuvenil
Floripões: saiba mais sobre o 21º FAM

O FAM registrou recorde de inscritos em 2017. Foram 710 filmes, número 30% superior ao ano anterior, dos quais foram selecionados 45 filmes de 10 países – Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai – para as cinco mostras competitivas, uma a mais que 2016. Os filmes concorrem a mais de 100 mil reais em prêmios dos apoiadores – O2Pós, Mistika, LinkDigital, Adobe, Cinecolor, Cia Rio, Naymar e Água Santa Rita -, além da disputa do Prêmio Aquisição Canal Brasil no valor de 15 mil reais. A realização do 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul só é possível devido ao patrocínio Funcultural/ Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

Uma categoria a mais nas Mostras Competitivas Este ano, a Mostra competitiva do FAM conta com uma categoria a mais. Além da Mostra Doc-FAM, Curtas Mercosul, Curtas Catarinense e Infantojuvenil, a novidade é a Mostra de Videoclipes. Oito produções serão exibidas, das quais quatro são do Brasil, três da Argentina (uma das quais em parceria com Porto Rico) e uma da Colômbia. Das brasileiras, duas foram realizadas em Florianópolis

Política, direitos humanos e fé no DOC-FAM 2017

Selecionados entre 123 documentários inscritos, a Mostra DOC-FAM deste ano vai exibir seis filmes, sendo duas estreias, com destaque para temas políticos do Brasil e da América Latina. As estreias são Artigas, um caminho (2017, 33′), de Elaine Tavares e Abrindo o Armário, de Dario Menezes e Luis Abramo. Exibido pela primeira vez em Florianópolis, Guarnieri, dirigido por Francisco Guarnieri, Manos Unidas, de Roly Santos, Precisamos Falar do Assédio, de Paula Sacchetta e O Som dos Sinos, de Marina Thomé e Marcia Mansur.

Mostra Curtas Mercosul

Quinze filmes de cinco países participam da Mostra Curtas Mercosul, a mais concorrida do 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul, com um total de 469 inscrições. São nove produções brasileiras, três argentinas (uma delas, em coprodução com a Espanha, filme que vem do convênio com o Festival Argentino Oberá en Cortos), uma uruguaia, uma paraguaia e uma colombiana.

Dois dias especiais com a Mostra de Curtas Catarinense

Sete filmes concorrem na Mostra Curtas Catarinense, que também terá uma produção convidada, Do que te lembras, Maria?, de Mara Salla, estreia no FAM. Cinco5, de Camila Arriaga Torres, o documentário Larfiagem, de Gabi Bresola. Realizado em São José Cerrito, Verada de Rio, de Leonardo Lima da Silva. Os representantes de Florianópolis são os fimes: o documentário Ilha do Carvão, de Fábio Brüggemann, o experimental Espaços Móveis Ruídos, de Bianca Scliar, e as ficções Natália, de Stanley Costa e O Prometido, de Rodrigo Araujo e Thiago Soares.

Sessão Preferência de Público

De quarta, 22, a domingo, 25, sempre ao meio dia, os dois filmes com a melhor resposta do público da noite anterior das Mostras Curtas Mercosul e Curtas Catarinense, serão exibidos na Sala Goiabeira.

Longa Catarinense abre o FAM 2017

Seis filmes integram a Mostra de Longas Mercosul que tem início sempre às 21h. Na noite de abertura do FAM 2017, na terça-feira, dia 20, a estreia de Anuaê, documentário do diretor catarinense Zeca Pires. Na quarta, 21, o FAM recebe a pré-estreia nacional da ficção Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira. No dia 22 será exibido o filme Corralón, do argentino Eduardo Pinto. A Passageira, dirigido pelo ator peruano Salvador del Solar, será exibido no dia 23. Oscuro Animal, primeiro longa do diretor colombiano Felipe Guerrero, será exibido no sábado, dia 24. Para encerrar o FAM 2017 a comédia Las Toninas Van al Este, de Verónica Perrotta e Gonzalo Delgado.

Fórum Audiovisual Mercosul

O FAM 2017 também possui uma agenda ampla e específica para o Fórum Audiovisual Mercosul. Fazem parte Oficinas, Palestras, Encontros, Painéis, Lançamento de Livro e, pela primeira vez, o Rally Universitário Floripa. A programação conta com cinco Painéis que vão discutir temas contínuos dp setor, quatro palestras além de oficinas.

Rally Universitário Floripa

Pela primeira vez o FAM vai realizar o Rally Universitário Floripa. Serão 25 estudantes, divididos em cinco grupos, com uma missão! Produzir um curta-metragem de três a cinco minutos em até 100 horas contínuas de produção. O objetivo é incentivar e promover a atividade de produção cinematográfica e o intercâmbio de conhecimento. Universitários do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia participam deste 1º Rally Universitário, numa parceria entre o Florianópolis Audiovisual Mercosul e o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina – MIS-SC. Os participantes terão cinco sessões concentradas nas áreas chave para produzir um filme: Roteiro/Direção, Finalização, Produção, Direção de fotografia e Som. Essas oficinas terão 25 vagas abertas para o público e será necessário fazer a inscrição.

Lançamento de livro

A programação do FAM inclui também o lançamento do livro “Iluminuras: pequenos ensaios sobre cinema e audiovisual”, de Ricardo Weschenfelder, no sábado, dia 24, às 18h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Montado artesanalmente em tipografia, clichês e ilustrações, é uma publicação do Selo Patifaria, Corrupiola Experiências Manuais e Editora Caseira. Segundo livro de Weschenfelder, traz ensaios sobre temas relacionados ao universo e a cultura do cinema.

Mostra Paralela

O FAM 2017 não é apenas cinema e discussão sobre os rumos do audiovisual no âmbito do Mercosul. Também é música de qualidade, como acontece todos os anos no saguão do Centro de Cultural e Eventos da UFSC. Nesta 21ª edição apresentações do grupo de chorinho Vai como der, do blues rock da banda Mustache Maia Trio e de Fábio Franchini e banda, do samba rock de Bruno Mello e Ubrother, a MPB do Marcondes Trio e do reggae de Rô Conceição.

Campanha FAM e todos nós estimulando a arte na infância e juventude

O desafio lançado no FAM em 2015 de colorir a criatividade e imaginação das crianças e adolescentes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, permanece este ano. Durante os seis dias de Festival, o público que passar pelo Centro de Cultura e Eventos da UFSC pode doar lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, livros infantis e livros para colorir que serão enviados ao Hospital Infantil Joana De Gusmão.

Sessão RECAM

No dia 24 será realizada a primeira exibição do filme “5 vezes Chico” em sua versão acessível para surdos e cegos, versão do Prêmio RECAM vencido na edição do ano passado do FAM. E a RECAM também oferece o prêmio de Acessibilidade – Legenda para Surdos e Ensurdecidos e Audiodescrição – no FAM 2017.