FAM 2017: Mostra Infantojuvenil terá oito filmes e recebe agendamento de escolas

Oito produções brasileiras estarão na Mostra Infantojuvenil do FAM2017, que será entre os dias 21 e 23 de junho, em duas sessões, uma pela manhã, às 9 horas, e outra à tarde, às 14 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Serão dois programas, um para crianças até 10 anos e outro para até 12 anos. No ano passado, mais de 4 mil estudantes de 57 instituições vieram para as sessões.

Dois filmes são produzidos por crianças, alunos de ensino fundamental de Vitória (ES) que participam do Projeto Animação do Ponto de Cultura Animazul/Instituto Marlin Azul. Lá as crianças aprendem sobre as diversas etapas da produção de um filme e as diferentes técnicas de animação. Vários filmes desse projeto já foram exibidos no FAM, entre eles O Maestro do Tempo, sobre o compositor Heitor Villa-Lobos, melhor filme da Mostra em 2014. Este ano serão exibidos No Caminho da Escola, animação produzida por 90 crianças sobre uma menina que vive uma aventura em outros planetas quando vai pra aula, e O Bruxo do Cosme Velho, também animação, uma homenagem ao escritor Machado de Assis.

Mais três animações estão concorrendo. Solito, de Eduardo Reis, de Porto Alegre, é sobre um morador de rua que vive numa cidade de papelão e tem como companhia um monstro chamado Solidão. Da Paraíba vem Uma aventura na caatinga, de Laercio Filho, em que dois meninos percorrem a caatinga e falam desse bioma e de seus habitantes. De São Paulo, Macacada, de Thomas Larson, é um videoclipe da música de mesmo nome da banda de música infantil Angudadá.

Na ficção Barbante, de Daniel Couto e Samir Hauaji, de Minas Gerais, um menino busca por seu cachorro Barbante, que se perdeu numa cidade pequena. No elenco está a atriz Laura Cardoso. Outra ficção é a comédia Alegria, de Hsu Chien Hsin (RJ), em que uma família do interior ganha um final de semana no Rio de Janeiro, mas nem tudo vai sair como planejado. A mostra também tem um documentário, Meninos e Reis, de Gabriela Romeu (SP), sobre uma menina que vive seu último ano como rainha no reisado, parte do folclore cearense, e vai passar a coroa para sua irmã.

++ESCOLAS++

As escolas interessadas em levar seus alunos podem ter mais informações e agendar a ida para as sessões pelo e-mail infantojuvenil.fam@gmail.com ou pelo telefone 48 3721-2153.

O FAM 2017 tem o patrocínio Funcultural/ Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.