5 trilhas que você pode fazer com as crianças

*Por Elisa Moreira

As férias de verão são uma ótima oportunidade de explorar lugares que ainda não conhecemos perto de casa, estar contato com a natureza e aprender um pouco mais da história da nossa cidade.

Para fugir um pouco do circuito de praias e fazer um passeio diferente, selecionamos 5 trilhas ecológicas em Floripa para adultos e crianças se sentirem em uma aventura!
Preparem-se!

Envolva as crianças no planejamento do passeio, eles adoram! Cada um pode ficar responsável por parte da preparação… É necessário, além de roupas de banho, vestir roupas leves e proteção solar (boné e filtro solar), tênis e meias (previnem escorregões e protegem de pedras e pequenos insetos), garrafinhas de água mineral (para hidratação durante o percurso) e um lanche leve e saudável (frutas, barrinhas, biscoitos e sanduíches estão valendo). Lembrem-se de trazer todo o seu lixinho de volta… Tudo pronto, é hora da aventura!

1 – Trilha da Barra da Lagoa para a Prainha

A prainha da Barra da Lagoa também é conhecida como Prainha do Leste. Vá até a Barra da Lagoa e atrevesse a ponte pênsil do canal da Barra, então siga pela trilha cerca de 15 minutos até a Prainha. A faixa de areia tem cerca de 70 metros e o mar é de ondas brandas. É recomendado levar água e lanche, pois os restaurantes ficam próximos a ponte pênsil que dá acesso a trilha.

2 – Trilha ecológica do Parque Estadual do Rio Vermelho

As visitas ao parque são orientadas e os guias contam a histórias do parque e dos animais que vivem ali. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h ás 17h, com horários de saída a cada 30 minutos. Para agendamento entre em contato pelo telefone (48) 3665-4492 ou pelo e-mail trilha@fatma.sc.gov.br. Mais informações: Parque Estadual do Rio Vermelho.

3 – Trilha da Lagoa do Peri

A Lagoa do Peri, maior lagoa de água doce de Santa Catarina, está localizada próximo ao Morro das Pedras, na beira da rodovia que dá acesso à Praia da Armação. Lá tem área para piquenique e churrasco, parquinho, lanchonete e ainda é possível alugar caiaques e pranchas de stand up. A trilha se chama Caminho da Gurita, tem cerca de 3 Km de extensão, intensidade leve para mediano, com riachos e pequenas cachoeiras. Se achar que a trilha é muito longa para as crianças pequenas, você pode percorrer apenas uma parte do percurso.

4 – Trilha do Gravatá

Vizinha da Praia Mole e pouco conhecida, a Praia do Gravatá tem uma pequena extensão de areia e o acesso se dá apenas pela trilha que começa na placa da escola Parapente Sul, na subida do morro que vai para a Praia Mole.

A caminhada tem uma subida logo no início, mas é de intensidade leve e dura cerca de 30 minutos. Durante a trilha, no alto do morro, fica a rampa utilizada para os saltos de parapente, a partir daí é só descer até a praia de onde podemos avistar a movimentação da Praia Mole. Vá preparado, nesta praia não há estrutura de bares ou restaurantes, leve bastante água e um lanche para o passeio.

5 – Trilha de Naufragados

A trilha para a Praia de Naufragados encontra-se no extremo sul da ilha e leva esse nome porque em 1753 duas embarcações portuguesas naufragaram bem ali. Para chegar lá de carro vamos pelo Ribeirão da Ilha até o final da Caeira da Barra do Sul, onde há estacionamentos. A partir daí seguimos a pé pela trilha por cerca de 1,2 Km. Mantenha-se na trilha principal, ela é bem marcada e arborizada, com pequenos riachos onde podemos nos refrescar. A praia fica em área de preservação. mas há alguns restaurantes que servem especialmente frutos do mar. Fique atendo ao horário de retorno, antes do fim da tarde, lembre-se que terá que voltar pelo mesmo caminho.

E então, qual delas você se animou a fazer? Chame as crianças para ajudar a escolher, certamente elas sempre se lembrarão dessas férias diferentes!!

*Elisa Moreira é natural de Florianópolis/SC, viaja sempre e leva a família junto, para encontrar familiares espalhados pelo mundo, ou para descobrir lugares lindos e diferentes! Bacharel em Turismo e Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável, é nômade digital e atua como consultora na área de turismo e tutora de EAD em turismo. Ama um bom banho de mar e escrever suas histórias de viagens no blog Leve na Bagagem, inspirando novos viajantes a darem o próximo passo até o próximo destino!