Parque Jardim Botânico de Florianópolis abre ao público neste sábado

(Publicado originalmente no site Notícias do Dia)

Com infraestrutura mínima e ainda em reforma, o Parque Jardim Botânico de Florianópolis será aberto para visitação pública a partir deste sábado. Apesar das obras, o espaço – localizado às margens da Rodovia Admar Gonzaga, no Itacorubi – já conta com pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, quadras de vôlei de areia, redário, espaços para exposições, apresentações culturais e educação ambiental e uma horta modelo, que foi plantada no fim de agosto por um mutirão de 167 pessoas.

A solenidade de abertura ocorrerá das 10h ao meio-dia e a programação segue durante a tarde com atividades culturais e recreativas. Sob gestão da Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital), por meio do termo de cooperação entre Epagri e prefeitura, o parque inicialmente ficará aberto de quinta a domingo, das 7h30 às 18h. Nesta primeira fase, o público terá acesso a apenas um terço dos 19,5 hectares da área onde durante os anos 60 e 90 operou o Cetre (Centro de Treinamento) da Epagri.

Segundo o presidente da Comcap, Marius Bagnati, apesar de ainda não estar 100% pronto, o parque será capaz de receber bem o público. “O visitante será bem recebido, mas precisa estar ciente que se trata de versão beta do futuro Jardim Botânico de Florianópolis. O local está em desenvolvimento”, ponderou. “Estamos trabalhando o dia inteiro, nós da Comcap, o pessoal da Floram, das secretarias de Obras e do Continente, além das 167 pessoas que nos ajudaram no mutirão da horta”, ressaltou.

A horta, que tem alface, rúcula e repolho, foi plantada com a técnica suíça de agrofloresta e é a menina dos olhos de Bagnati, que acredita em sua contribuição na educação ambiental. “Foram 5.400 mudas plantadas e praticamente todas vingaram. A ideia é incentivar a comunidade a separar o lixo orgânico e trazer para compostagem aqui no parque e, assim, ter acesso aos alimentos da horta”, contou.

Edinei Fortunato, o Índio, 42, trabalha há oito anos na Comcap. Ele é encarregado da equipe da roçadeira e, nos últimos três meses, deu duro na roçagem, para arrancar o matagal e fazer a limpeza da área.
Mas apesar de saber que tem muito trabalho a ser feito, Índio espera poder levar os filhos de 11 e sete anos na abertura do parque no sábado, quando estará de folga. “Estava um matagal, foi puxado. Ainda tem muita coisa para fazer, mas só de olhar como está ficando já enche os olhos. Quero trazer meu menino para fazer slackline aqui e a menor para brincar no parquinho”, disse.

SERVIÇO
Horário: De quinta-feira a domingo, das 7h30 às 18h
Solenidade oficial de abertura: Sábado, 24/09, das 10h às 12h

Infraestrutura
Iluminação
Pista de caminhada
Parque infantil
Academia ao ar livre
Quadras de areia
Redário e espaço para slackline
Área para exposições, apresentações culturais e educação ambiental
Horta modelo