15ª Mostra de Cinema Infantil divulga programação

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à sua 15ª edição e ocorre no Teatro Pedro Ivo Campos aos finais de semana com uma programação especial para a família e no Cinema do CIC, de segunda a sexta, com as Sessões Escola. Além disso, há uma sessão especial para jovens no Fiesc na quinta feiral, no dia 7. A programação completa pode ser conferida aqui.

Serão exibidos mais de 60 curtas-metragens de todo o Brasil, finalizados em 2015 e 2016 e incluindo o lançamento de filmes catarinenses dedicados às crianças. A partir deste ano, a mostra inaugura também a categoria competitiva para filmes estrangeiros, que terão dublagem ao vivo durante o festival.

Somente no sábado de abertura, no Teatro Pedro Ivo, ocorre a pré-estreia de três longas-metragens nacionais com a presença dos realizadores para uma conversa com adultos e crianças. Em cartaz, As aventuras do Pequeno Colombo, de Rodrigo Gava; O que queremos para o mundo?, de Igor Amin; e A Família Dionti, de Alan Minas.
As aventuras do Pequeno Colombo
O que queremos para o mundo?
A Família Dionti

No hall do Centro Administrativo, onde está localizado o Teatro Pedro Ivo, tem café, sala de leitura da Biblioteca Barca dos Livros e Livraria. Nos finais de tarde tem Palquinho da Mostra. Além da programação no Pedro Ivo, são realizados cineclubes da Mostra nas escolas, Mostras Itinerantes e o Circuito Estadual de Cinema Infantil nos municípios catarinenses.

A programação de domingo, 3 de julho, abre com O Pequeno Príncipe, filme francês que marca a primeira adaptação animada da obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry, e terá também sessão de curtas do longa japonês O Conto da Princesa Kaguya, de Isao Takahata, baseada num conto popular.

No final de semana 9 e 10 de julho, tem mais programação no Teatro Pedro Ivo. No sábado, além das sessões de curtas, têm dois longas estrangeiros: Asterix e o domínio dos Deuses, de Louis Clichy e Alexandre Astier, da França, e animação, A Canção do Oceano, de Tomm Moore, uma coprodução da Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Luxemburgo.

No final de tarde, no Palquinho, tem a convidada a rapper MC Soffia. Com 12 anos de idade, ela é conhecida nacionalmente como estrela da internet e do cenário black music. A rapper se orgulha de ser negra, discute racismo e contesta paradigmas sociais para oferecer cultura e conscientização para as crianças.

No domingo, último dia da Mostra, tem sessão do documentário mexicano Meu lugar, de Tonatiuh Martínez, Canal Once e Paquidermo Films, que retrata o país sob o ponto de vista das crianças. Haverá sessão de curtas estrangeiros com dublagem ao vivo, anúncio e exibição dos filmes vencedores do festival. Para encerrar, bailinho com o músico Dudu Filetti, em comemoração aos 15 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 15ª Mostra