Exportar para formato ical

Exposição Miniaturas Enxaimel

Quando:
06.10.2017 - 05.11.2017
Onde:
Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis
Categorias:
Exposições,Evento gratuito

Descrição

A exposição "Miniaturas Enxaimel" contempla 10 miniaturas de edificações enxaimel e uma ponte, além de uma parede em forma de L em tamanho real. O foco é o trabalho artífice de carpintaria, mostrando a complexidade destas estruturas. Todas as miniaturas têm as mesmas características das reais e são desmontáveis.

Com trabalhos do artista Max Diel Volles, selecionada pelo Edital de Exposições Temporárias do Museu, a mostra fica aberta à visitação até 5 de novembro, com entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 10h as 18h; sábados,domingos e feriados, das 10h às 16h. 

A relevância desta exposição é mostrar que antigas tradições germânicas estão, aos poucos, retornando ao nosso cotidiano. A construção com técnica enxaimel foi interrompida durante perseguição aos estrangeiros durante a Segunda Guerra e só agora está retornando graças às pesquisas realizadas no Brasil e à colaboração da comunidade germânica.

O enxaimel é uma antiga técnica construtiva na qual uma rígida estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com pedras, taipa ou tijolos. São construções bem típicas da Idade Média na Europa e vários países ainda as preservam. Em Santa Catarina, há muitas edificações enxaimel nas diversas cidades fundadas por imigrantes germânicos. Desde simples casas até magníficos edifícios. Aqui, ajudou muito aos colonos a se estabelecerem em seus lotes porque uma casa neste estilo possui uma característica única na história humana que a torna muito especial. 

Detalhes da sessão

O quê: Exposição Miniaturas Enxaimel - Max Diel Volles Visitação: de 6 de outubro a 5 de novembro de 2017. De terça a sexta-feira, das 10h as 18h; sábados,domingos e feriados, das 10h às 16h. Onde: Sala Martinho de Haro - Museu Histórico de Santa Catarina - Localizado no Palácio Cruz e Sousa Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis (SC) Entrada gratuita Informações: (48) 3665-6363

Local

Mapa
Local:
Museu de Arte de Santa Catarina   -   Website
Rua:
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600
Cidade:
Florianópolis
Estado:
Santa Catarina
País:
Brazil

Descrição

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) é uma instituição vinculada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e está instalado, atualmente, no prédio do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Avenida Gov. Irineu Bornhausen, nº. 5600, Bairro Agronômica, na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Criado pelo Decreto Estadual nº. 433, de 18 de março de 1949 como Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), é, desde então, o órgão oficial na área das artes plásticas em nosso Estado.

Possui uma história bastante interessante em nível nacional por ter sido criado na década de 40, período de efervescência cultural no Brasil. Nessa altura foram criados outros museus de arte como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), e o Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

Horário de visitação: de terça a sábado, das 10:00h às 20:30h - domingos e feriados, das 10:00h às 19:30h 

Cadastro

Parceiros

   
   
 

 Seja também nosso parceiro: contato@floripinhas.com.br.

Envie sua mensagem

E-mail:
Assunto:
Mensagem:
2+2 = ?

Facebook

Go to top