Gratuito: Palestra online aborda relação entre pais e filhos na pandemia

Especialista Emocional e Educadora Parental Vivi Machado lança campanha e promove evento na terça-feira, dia 20/10, às 20h

São muitos os impactos emocionais e sociais que a pandemia tem gerado pela mudança brusca na rotina e na convivência mais intensa entre pais e filhos. A falta do ambiente escolar e das inúmeras atividades diárias vem afetando não só o aprendizado das crianças, mas também o comportamento delas, comprometendo a sociabilidade e as relações com a família. O problema é mundial, já que segundo a ONU 1,6 bilhão de crianças foram afetadas pelo fechamento das escolas em 145 países.

Para ajudar os pais e as crianças a lidarem melhor com esta situação, a Kidcoach Vivi Machado, de Florianópolis, irá promover no dia 20 de outubro, às 20h, a palestra on-line gratuita “Conectando Pais e Filhos através do Despertar das Emoções”. Ela dará dicas práticas de como melhorar a conexão entre pais e filhos. A inscrição pode ser feita no link: https://www.sympla.com.br/despertar-das-emocoes-conectando-pais-e-filhos__1008677

O Despertar das Emoções é um programa de Educação Emocional exclusivo desenvolvido por Vivi após anos de estudos e experiências, e que já ajudou dezenas de famílias. A palestra faz parte de uma campanha que prevê uma série de ações nas próximas semanas.

Segundo ela, que é também facilitadora de vivências afetivas, os maiores desafios enfrentados pelos pais durante o isolamento social estão sendo o uso excessivo de celular e a dificuldade de estabelecer novas rotinas com o ensino domiciliar. Além disso, surgem conflitos relativos a horários para dormir/acordar, alimentação e de relacionamento de modo geral. “Mas os pais precisam dar o bom exemplo. Afinal a criança muitas vezes não ouve o que lhe é dito, mas vê tudo e copia”, afirma.

Para Vivi, a saída está na construção de uma relação de confiança e amizade, seguida de muito diálogo e estabelecimento de regras e combinados definidos por ambas as partes – e ainda a busca por atividades em conjunto para o estreitamento dos laços afetivos.

A especialista salienta que a Educação Emocional não deve ser a aposta das famílias apenas em momentos de crise. O ideal é que ocorra de maneira natural e quanto mais nova for a criança, melhor. A faixa-etária ideal para se trabalhar é a partir dos quatro anos, mas a profissional desenvolve oficinas para crianças até os 11 anos.

“A campanha que estou lançando agora visa chamar a atenção para a importância dos filhos aprenderem a gerir as suas emoções, pois isso traz benefícios para toda a família e principalmente para o futuro da criança. É um verdadeiro legado que os pais podem deixar”, ressalta Vivi, deixando claro, porém, que o seu papel não deve ser confundido com o do psicólogo, que deve ser procurado em casos de traumas e transtornos. “Meu trabalho aborda a questão comportamental, de relacionamentos”, esclarece.

Ela destaca ainda que as suas oficinas também podem ocorrer em família, onde todos devem participar ativamente. “Não adianta promover o processo de Educação Emocional se os pais não estiverem realmente comprometidos. Não há como terceirizar este tipo de situação e as soluções”, alerta.

Vivi presta atendimentos e oficinas on-line e presencial para crianças, somente pais, pais e filhos, de forma individual, em grupos e também em escolas. Além disso, promove palestras sobre Educação Emocional e orientação em Educação Parental para pais, professores e profissionais que atuam com crianças.

Uma das ferramentas que utiliza para passar seu conhecimento de forma lúdica e gerar empatia é através do cãozinho Bendito. Vivi escreveu um livro, gravou músicas (para serem utilizadas em suas oficinas e em atividades pedagógicas em sala de aula por professores) e criou uma série de itens personalizados. Ela disponibiliza também vários conteúdos nas suas redes sociais, como vídeos, músicas e e-book – o mais recente pode ser acessado gratuitamente: http://despertardasemocoes.benditocao.com.br

 

SERVIÇO

Palestra on line gratuita “Conectando Pais e Filhos através do Despertar das Emoções”

Dia: 20/11

Hora: 20h
Informações: @despertardasemocoes

 

E-book gratuito: http://despertardasemocoes.benditocao.com.br

 

SOBRE VIVI MACHADO 

– Especialista em Educação Emocional pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional.

– Educadora Parental em Disciplina Positiva (PDA) – Certificação Internacional – EUA.

– Certificada pelo Instituto de Crescimento Infanto-juvenil (RJ), atua também com a metodologia de Kidscoaching Infantil e Familiar.

– Facilitadora de vivências afetivas.

– Alfabetizadora emocional.

– Criadora do Programa de Educação Emocional “Despertar das Emoções”, metodologia para trabalhar as emoções com as crianças e familiares.

– Autora do livro “Bendito, O Cão”, utilizado como ferramenta para promover a empatia e despertar as emoções de forma lúdica para as crianças.

– Coautora do livro “Gestão das Emoções no Ambiente Corporativo”.

– Palestrante.

– Voluntária em ações sociais de Educação Emocional com crianças em situação de vulnerabilidade social.

– Autora do e-book recém-lançado.