12º FITA começa dia 05/10 e terá espetáculos nas ruas da cidade

Florianópolis será um palco a céu aberto para a 12º edição do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, que neste ano terá mostra de rua. De 5 a 11 de outubro, espetáculos serão apresentados em teatros, espaços públicos como praças e parques de diferentes regiões da cidade e na Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis. Companhias da Argentina, do Brasil, do Chile e da Espanha são parte da intensa programação: mais de 20 sessões de teatro com classificação livre, adulta e infantil. Tudo gratuito de domingo a quinta.

– Queremos, com a Mostra de Rua FITA, democratizar o acesso à arte e ao teatro de animação e atingir um público que não costuma ir ao teatro – afirma a coordenadora Zélia Sabino.

Com uma agenda mais enxuta do que anos anteriores, o festival traz uma seleção de espetáculos plural, democrática e contemporânea, que leva a excelência do teatro de animação para o grande público.

– O teatro de animação compreende diversas linguagens, entre elas máscara, teatro de sombras, objetos, bonecos, teatro de luvas, entre outros. E justamente por essa diversidade de elementos, os espetáculos conseguem criar novas perspectivas sobre temas distintos. isso acontece, por exemplo, no espetáculo Pareidolia, da Cia. La Llave Maestra do Chile. Por trás de figuras inertes está a anima do ator, que dá vida aos objetos. – explica sobre o gênero o professor e coordenador Gustavo Bieberbach.

Entre os espetáculos deste ano está Antón Retaco, dos Titiriteros de Binéfar (Espanha), um trabalho poético-musical com bonecos e falado, traduzido do espanhol para o português para apresentação no FITA. A companhia é uma das mais atuantes em seu país e realiza mais de 300 ações por toda Europa anualmente.

Outro destaque é Pareidolia, da companhia La llave Maestra (Chile), inédito no Brasil. A peça trabalha com o abstrato num universo poético e cômico à espera de descoberta. A companhia que já participou do festival em 2013 e 2014.

A Cia El Chonchón (Argentina/Chile), conhecida no mundo todo pelo seu trabalho com bonecos de luva, mergulha no mundo dos comediantes do cinema mudo no espetáculo Los cómicos del novecientos.

Espetáculos brasileiros no FITA

 Tatá o travesseiro, da Cia. Artesanal (Rio de Janeiro), parte da programação do FITA, concorre na categoria Melhor espetáculo infanto-juvenil no Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Para contar a história de Lipe que tem seu travesseiro como melhor amigo, usa as técnicas manipulação direta, objetos e bonecos híbridos e habitáveis.

Os bonecos gigantes do Grupo De Pernas pro ar (Rio Grande do Sul) estão no espetáculo MIRA, que coloca na rua a perspectiva imagética do mestre espanhol Joan Miró. O grupo foi contemplado com o Edital Rumos 2018/2019 e neste momento está em São Paulo, realizando uma exposição de suas “novas máquinas autômatas”.

 Contemporaneidade em destaque

O espetáculo mais contemporâneo desta seleção é Frágil, do Colectivo Ilusório (Belo Horizonte), que mistura técnicas de teatro de animação (sombras e marionetes) com circo contemporâneo. Na peça, sonho, memória e delírio se misturam e transitam por uma infância solitária e seus acidentes de percurso – um convite a uma jornada recheada de poesia rumo ao encontro de si mesmo.

A 12ª edição do FITA tem também o Teatro Itinerante Serafin Teatro (São Paulo), que monta uma estrutura de teatro para 20 espectadores assistirem a peça Azulindo, espetáculo de 20 minutos sobre a poluição dos oceanos, suas consequências e sua possível salvação.

SC representada no FITA 2019

 Um dos principais grupos de teatro de animação de Santa Catarina, a Trip de Teatro, de Rio do Sul, aparece na programação com dois espetáculos: O flautista de Hamelin – para o público infantil  e  Kasperl e a cerveja do papa, para o público adulto.

A Cia Mútua, de Itajaí, e a Cia. Peregrina de Teatro, de Florianópolis, também representam SC no festival. A primeira apresentará o espetáculo Contestados, sobre a sangrenta guerra na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina. A Peregrina, O curioso caso do boi, que se debruça sobre o folclore da Ilha de Santa Catarina para valorizar o contato humano e a cultura do brincar.

Festival em Campos Novos

 O FITA estará também em Campos Novos. O espetáculo MIRA, da Cia De Pernas pro ar, será apresentado no dia 5/10, às 16h30, na Praça Lauro Muller. Na cidade também serão realizadas oficinas – uma com duração de quatro meses, com objetivo de montar cenas de teatro de animação, e outra com temática ambiental e utilização de materiais reciclados.

Atividades formativas

Além das atividades em Campos Novos, Florianópolis tem agenda de atividades formativas. Serão realizadas conversas mediadas por pesquisadores após três sessões de teatro e mesa de conversas entre Paco Parício, da  Titiriteros de Binefar (Espanha) e os integrantes da TRIP – Teatro de Animação (Santa Catarina). Paco Parício dirigiu dois espetáculos da Trip, ambos estarão na programação deste ano.

O 12º FITA é realizado pelo Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, e do Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra de Rua FITA tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura e Arte (Edital Procultura)/Departamento Artístico Cultural e do SESC-SC.

FITA, mais de uma década de história

O primeiro FITA aconteceu em 2007 com objetivo de ampliar o acesso a espetáculos de teatro de animação. Desde então, 11 edições foram realizadas e 400 mil pessoas tiveram contato com a linguagem a partir do festival, referência no segmento no Brasil e exterior.

O evento já recebeu companhias da Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Espanha, França, Finlândia, Grécia, Inglaterra, Hungria, Holanda, Itália, Peru e Uruguai, além de cias de diversos estados do Brasil.

Destaque para a francesa Cie. Phelippe Genty (2008), a inglesa Stephen Mottram (2015) e o grupo brasileiro Giramundo Teatro de Bonecos (2015), entre outros.

O festival, desde a sua primeira edição, também promove atividades formativas para fomento do teatro de animação em Santa Catarina.

AGENDE-SE

12º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação
Quando: 5 a 11 de outubro
Onde: Florianópolis, São José e Campos Novos
Quanto: de 5 a 11 de outubro – gratuito;
Espetáculo de encerramento Frágil, do Colectivo Ilusório, no dia 11 de outubro – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Programação completa no fitafloripa.com.br