Biblioteca Pública de SC promove atividades sobre O Pequeno Príncipe no mês das crianças

O clássico O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, será tema de uma programação especial na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) no mês das crianças. A agenda prevê uma exposição, exibição e debate sobre documentário, vivência de biblioterapia e uma palestra. Todas as atividades são gratuitas.

Exposição

De 1º a 31 de outubro, o público confere, no setor infantojuvenil, a exposição Pequeno Príncipe, com objetos, livros e versões sobre o clássico. A visitação ocorre no mesmo horário de funcionamento da BPSC: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; e aos sábados, das 8h às 11h45.

Filme

No dia 2 de outubro, das 14h às 16h, haverá a exibição e debate sobre o documentário De Saint-Exupéry a Zeperri, de Mônica Cristina Corrêa, dentro do projeto Cine Aprendiz. Interessados em participar da atividade devem ter mais de 12 anos de idade e se inscrever antecipadamente na Biblioteca Pública, pelos telefones (48) 3665-6422 e 3665-6420 ou, ainda, pelo e-mail biblio.fcc.sc@gmail.com.

O documentário reúne depoimentos da família, especialistas e descendentes de gente que conheceu o autor de O Pequeno Príncipe em sua passagem pelo Brasil, mais especificamente por Florianópolis. A exibição ocorrerá no Auditório da BPSC, com capacidade para 60 participantes. O grupo Cine Aprendiz se reúne semanalmente na Biblioteca para discussão de filmes clássicos.

Biblioterapia

Também será oferecida uma Vivência de Biblioterapia com base no livro O Pequeno Príncipe no dia 4 de outubro, das 9h às 11h30. As inscrições prévias podem ser feitas na BPSC, pelos telefones (48) 3665-6422 e 3665-6420 ou, ainda, pelo e-mail biblio.fcc.sc@gmail.com. O encontro ocorre no Auditório da Biblioteca, com capacidade para 60 participantes.

O facilitador da vivência será o bibliotecário Evandro Jair Duarte. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Evandro é bacharel em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Udesc e exerce o cargo de bibliotecário da BPSC nos setores de Santa Catarina e de Obras Raras.

A Vivência de Biblioterapia faz uma leitura dirigida para apreciação estética do texto literário e o seu efeito nos leitores, com o intuito de discutir temas do cotidiano e a abertura para a fala que é capaz de dar alívio às tensões emocionais.

Palestra

Encerrando a programação paralela à exposição, no dia 26 de outubro, das 9h às 11h30, o professor Bruno Brandão Daniel apresenta a palestra O Pequeno Príncipe: os desafios para um tradutor, um professor e um leitor. Daniel é doutorando no Programa de Estudos da Tradução (PGET) na UFSC, tradutor e intérprete. Tem atuado desde 1997 no ensino de idiomas (inglês, francês, espanhol e italiano) para várias faixas etárias e finalidades de estudo.

Interessados devem se inscrever antecipadamente na BPSC, pelos telefones (48) 3665-6422 e 3665-6420 ou, ainda, pelo e-mail biblio.fcc.sc@gmail.com. A palestra ocorrerá no Auditório da Biblioteca, com capacidade para 60 participantes.

Sobre a obra

O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince) é uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, já publicada em pelo menos 220 idiomas e dialetos. O livro do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry foi lançado em 1943 e conta a história de um principezinho que cai na Terra e encontra um aviador, cujo avião teve uma pane ao sobrevoar o Deserto do Saara.

⚠️O Floripinhas é um canal de divulgação de eventos infantis. Não nos responsabilizamos por alterações de horários e cancelamentos dos eventos divulgados aqui. Obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *