Sesc leva Baú de Histórias para 30 cidades catarinenses

O projeto Baú de Histórias do Sesc, voltado para crianças e jovens, percorrerá 30 cidades catarinenses em outubro. Com quatro espetáculos de contação de histórias, selecionados entre 97 propostas cadastradas na plataforma IdCult.Sesc, são eles: “Tiana e Gazé”, de Camila Miotto (Chapecó/SC); “Quedelhe o Boi?”, do Pequeninus Grupo de Arte (Canelinha/SC); “Maracá”, da Cia ContaCausos (Chapecó/SC) e “Da Boca do Povo” ou “A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz”, de Lieza Neves (Florianópolis/SC), que apresentará um espetáculo ou outro de acordo com a cidade e o público.

Florianópolis receberá o espetáculo “Tiana e Gazé”, de Camila Miotto, que circula pela região nas seguintes datas: Balneário Camboriú (30/09), Brusque (01/10), Tijucas (02/10), Florianópolis (03/10), Palhoça (04/10), Laguna (07/10), Tubarão (08/10), Araranguá (09/10) e Criciúma (10/10). Tiana era uma princesa faminta de magia. Gazé era um sapo conquistador de lagartixas. Um dia eles se encontram para viver uma história cheia de poesia, que até poderia ser clássica, mas que toma um rumo surpreendente. A BiblioBike estaciona nesse brejo e vira o palco dessa história baseada no livro “A Princesa Tiana e o Sapo Gazé”, do escritor Márcio Vassallo.

O espetáculo “A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz”, de Lieza Neves, passará por Vidal Ramos (30/09), Rio do Sul (01/10), Pouso Redondo (02/10), Itajaí (03/10), Blumenau (04/10), Joinville (07/10), Jaraguá do Sul (08/10), São Bento do Sul (09/10), Mafra (10/10) e Canoinhas (11/10). contadora se utiliza de algumas técnicas do teatro de objetos para contar a história “O Mágico de Oz”, escrita por Lyman Frank Baum. De uma caixa de papelão usada para guardar brinquedos velhos saem os objetos que auxiliam a contadora a descrever as aventuras de Doroty no reino de Oz, funcionando como ilustração para a história. A cena ocorre próxima à plateia, remetendo a uma brincadeira infantil, em que manipulação e encenação não são realizadas com rigor técnico e sim de forma solta, por vezes, improvisada, como fazem as crianças. A peça propõe o jogo lúdico e literário, transformando objetos simples ou descartados em personagens e cenários.

Maracá”, de Josiane Geroldi, circula por Curitibanos (30/09), Lages (01/10), Pousada Rural Sesc Lages (02/10), Urubici (03/10) e São Joaquim (04/10). O espetáculo conta a história de uma menina e um pé de cabaça. A cabaça era encantada: Virava casa de passarinho, cuia de chimarrão, instrumento musical, berimbau, esconderijo e belo embornal. Maracá é a voz que canta dentro da cabaça e através das histórias a mistura que é o povo brasileiro. O encanto de toda cabaça é vontade de explodir e espalhar o seu canto por aí.

O Espetáculo “Quedelhe o Boi?”, da Pequeninus Grupo de Arte, será apresentado em São Miguel do Oeste (30/09), Chapecó (01/10), Xanxerê (02/10), Concórdia (03/10), Capinzal (04/10), Joaçaba (07/10) e Caçador (08/10). Através da linguagem do teatro de bonecos, o grupo conta a história de Mané Mateus, que é o dono do boi que irá se apresentar, mas logo descobre o sumiço do boizinho. Quedelhe o boi? O Boi sumiu… Como vai acontecer a apresentação sem o boi de mamão? A adaptação do folguedo popular do Boi de Mamão se apropria de características de diversos bois brincantes do Brasil, aborda personagens típicos do folclore catarinense: a Maricota, o Vaqueiro Orides, a Bernunça, o Boi de Mamão, o Mané Mateus, a Benzedeira e o Doutor. Em tom cômico, o espetáculo também alerta sobre o maltrato dos animais nos locais onde acontece a farra do boi e os rodeiros.