Educação Maker

A proposta educacional do SESI de Santa Catarina atua em seus Espaços de Educação Maker. Esses espaços são locais em que os estudantes encontram oportunidades de desenvolver competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas a partir da experimentação como estratégia de desenvolvimento e apropriação de novos conceitos.

Público

Crianças e jovens (de 7 a 17 anos)

Oficinas e Atividades

A Educação Maker do SESI pratica a aprendizagem baseada em resolução de problemas e em projetos, com metodologias ativas que dão significado ao aprendizado, estimulam a pesquisa, o trabalho em equipe e a socialização do conhecimento, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento das competências do século XXI*.

Com o acompanhamento e a orientação de facilitadores, as atividades são desenvolvidas em equipes visando alcançar os objetivos propostos dentro de um cronograma adequado aos projetos.

Educação de Contraturno

Ensino não formal, com oficinas no contraturno escolar para crianças e jovens de 07 a 17 anos, 4 horas semanais, 1 vez por semana. Cursos:

Vem Fazer Comunicação & Mídias – 80h
Nas oficinas do Vem fazer Comunicação & Mídias, os projetos são voltados para o cinema, as artes cênicas e as novas ferramentas de comunicação digital. Conceitos sobre enquadramento, iluminação, trilha sonora, interpretação, figurinos, cenários e  muito mais que isto são postos em prática com muita criatividade e invenções!

Vem Fazer Tecnologia & Robótica – 80h
Nas oficinas do Vem fazer Tecnologia & Robótica, os estudantes aprendem a programar e dar vida a um robô e entender tudo sobre o funcionamento de um computador. As ideias são postas em prática usando Lego, Arduino, Raspberry Pi, impressora 3D e muita criatividade.

Vem Fazer Matemática – 80h
Nas oficinas do Vem fazer Matemática, os estudantes se dão conta de que a Matemática está em tudo e que pode ser aprendida de forma divertida, por meio da construção de games, do uso da impressora 3D e por meio de ricos aplicativos.

Vem Fazer Ciências – 80h
Nas oficinas do Vem fazer Ciências, os estudantes exploram conceitos científicos resolvendo questões comuns do cotidiano deles, como aquecimento térmico de um cômodo, entrada de luz natural em uma casa, etc.

Vem fazer Descobertas – 80h
Nas oficinas do Vem Fazer Descobertas, que atendem a crianças de 07 a 10 anos, os estudantes têm oportunidade de experimentar atividades de cada uma das 4 grandes áreas para, posteriormente, aprofundar-se na área  com que mais se identificar.

Vem ser Maker – 80h
As oficinas do Vem Ser Maker, para estudantes de 11 a 17 anos, oferecem a oportunidade de experimentar atividades de cada uma das 4 grandes áreas para, posteriormente, aprofundar-se na área  com que mais se identificar.

A Educação Maker do SESI incentiva o desenvolvimento de projetos a partir dos temas de maior interesse dos estudantes para serem apresentados na Feira das Descobertas e Invenções, ao final do curso, demonstração de criatividade, de fluência tecnológica, de propostas de soluções para questões de interesses da sociedade, da Indústria e de estudantes empreendedores.

*Competências do século 21 trabalhadas na Educação Maker
Autonomia, criatividade, colaboração, capacidade de solucionar problemas, fluência tecnológica, convívio com a diversidade, pensamento crítico, comunicação, inteligência emocional ,tomada de decisão.

Locais

Educação Maker Florianópolis – ASTEL
(48) 3381-9195 ou (48) 98405-2591
E-mail: cursos.grandefpolis@sesisc.org.br
Rua Eduardo Gonçalves D’Ávila, 150 (ASTEL) – Itacorubi – Florianópolis/SC
Educação Maker Palhoça
(48) 3382-9001 ou (48) 3382-9002
Av. Barão do Rio Branco, 918 – Centro, Palhoça – SC, 88130-101
+55 48 3382-9001