Festival mobiliza artistas e população em prol do Centro de Parto Normal de Florianópolis

O movimento CPN Floripa (Centro de Parto Normal de Florianópolis) tem o objetivo de viabilizar mais uma opção, dentro do SUS, para o nascimento de bebês em Florianópolis.

Neste sábado, dia 24/08, a partir das 10h, participantes do movimento e artistas se reúnem no IFSC (na Avenida Mauro Ramos) em um Fesvital Cultural para mostrar pro mundo que a cidade quer que o projeto se torne realidade!

O que é o Centro de Parto Normal de Florianópolis?

Um Centro de Parto Normal é um espaço intermediário entre a maternidade e o domicílio, com toda a estrutura necessária para garantir segurança às mães e aos bebês.

Após muitos anos de lutas e negociações, o CPN de Floripa já possui um local reservado para ele, no IFSC Florianópolis, e até mesmo verbas aprovadas na Câmara Municipal. Porém, hoje esbarra em um impasse: os centros de parto normal precisam ter uma maternidade de referência, para casos que exijam acompanhamento médico especializado, e até o momento nenhuma maternidade da cidade aceitou ser essa referência. Caso não haja nenhum aceite até setembro, o projeto corre o risco de voltar à estaca zero, perdendo tanto o espaço físico quanto a verba da prefeitura.

Foi criada então uma campanha de financiamento coletivo (confira aqui) para arrecadar recursos com o objetivo de viabilizar a realização de eventos e a produção de materiais e divulgação do movimento. Até o momento 88% da meta já foram alcançados.

Festival Cultural

A programação do Festival Cultural do CPN Floripa é toda gratuita. Confira:

10h Duo Valente – Bresolin
10h Roda de Yoga e Meditação
10h Exposições Fotográficas
10h15 Roda de Cantos com Gestantes
10h30 Coral IFSC
11h Bloco Cores de Aidê
11h Feira de Empreendedorismo Solidário
11h30 Roda de Capoeira
12h Banda Mais Uma
12h Reiki e Auriculoterapia
13h Musical: O Carro da Sopa
13h30 Boi de Mamão Interativo
14h Arte na Barriga das Gestantes
14h30 Orquestra Experimental IFSC
15h Grupo Livre de Percussão
15h30 Cortejo da Banda Pífanos da Armação
16h Baile do Arruda
16h30 Batalha das Mina