Livro apresenta a geodiversidade de Florianópolis para crianças

“Um pedacinho de terra e muitas histórias para contar: a geodiversidade de Florianópolis” é um livro criado para apresentar para crianças os  como são formados o solo, dunas, morros e praias da nossa cidade. A publicação é fruto de uma parceria entre a professora, bailarina e mestre em Geografia pela UFSC, Roberta Alencar, o professor Gilson Burigo Guimarães, do Departamento de Geociências da UEPG e a geógrafa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre e doutoranda em Geografia pela UFSC, Nair Fernanda Burigo Mochiutti,

O livro apresenta de modo atraente alguns dos principais elementos da geodiversidade de Florianópolis, suas relações com diferentes paisagens e as conexões e implicações com a sociedade ao longo do tempo.

Com uma linguagem acessível e enriquecida por ilustrações divertidas, a maioria produzida por estudantes do Ensino Básico do município, a publicação paradidática conta ainda com um conjunto de atividades de aprofundamento que pode ser explorado por crianças, educadores, pais e quem mais quiser aprender e ensinar sobre uma face instigante do diferencial da natureza de Florianópolis.

O livro tem acesso livre e está disponível no endereço http://bit.ly/umpedacinhodeterra.

“Para mim, escrever e divulgar este livro traz a ideia de sensibilizar e alfabetizar cientificamente, desde os anos escolares, as crianças que aqui vivem. Ao final há atividades complementares que podem ser exploradas pelos professores, pais e as próprias crianças, podendo ser realizadas dentro da sala de aula ou ao ar livre”, afirma a idealizadora do projeto, Roberta Alencar.
Afirma a

“Um pedacinho de terra e muitas histórias para contar” foi publicado no último mês de julho, financiado pelo Edital 009/2018 de Apoio às Culturas do Fundo de Cultura da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.