Projeto TAMAR celebra 35 milhões de tartarugas marinhas protegidas no Brasil

Nos dias 6 e 7 de abril, o Projeto TAMAR estará em festa, pois terá conquistado a marca de 35 Milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar.

O TAMAR começou em 1980 e dois anos depois salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o Projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.

“Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 Milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional do TAMAR.

Dentre as ameaças à sobrevivência destes animais, além da captura incidental pela pesca, a fotopoluição, a poluição, o trânsito de veículos nas praias de desova e as mudanças climáticas são as principais.

O evento acontecerá em diversos horários, em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas, no estados CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP, SC de acordo com os costumes de cada local. Veja a programação completa aqui.