Museu Histórico de Santa Catarina será reaberto dia 10 de abril

Um dos principais prédios de Florianópolis será iluminado à altura de sua magnitude e relevância histórica: o Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, será reaberto ao público na próxima quinta-feira, dia 10, às 19h. O espaço ficou aproximadamente 45 dias fechado ao público para realização de uma reforma completa na parte elétrica.
Toda a fiação foi substituída e as arandelas internas e externas tiveram a estrutura modernizada e, assim, poderão ser ligadas novamente. A última grande reforma da parte elétrica havia sido realizada há cerca de 40 anos, conforme a administradora do espaço, Maria José Brandão. “Os lustres, por serem peças antigas, foram higienizados e restaurados e agora ficarão acesos – o que antes não acontecia”, informa.
Durante a obra, o acesso ao local ficou restrito aos servidores e trabalhadores da empresa que realizou a reforma.
“Ao reabrir esse importante espaço que foi cenário de vários episódios da história de Santa Catarina, oferecemos ao público mais conforto e segurança. A reforma do exterior do Palácio Cruz e Sousa já foi concluída, assim como a parte elétrica e a marchetaria. Ainda vamos trabalhar no restauro das pinturas murais, de forma a preservar esse patrimônio dos catarinenses”, completa o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz.
O Museu Histórico reabre com duas exposições na Sala Martinho de Haro: uma delas com obras do pintor Hassis e a outra de Jone Cesar Araújo, com a temática dos 270 anos da chegada dos açorianos ao litoral catarinense.
Museu Virtual
Quem visitar o Museu Histórico poderá fazer uma tour virtual com o auxílio de um audioguia (clique aqui). Com essa ferramenta, o público pode obter informações sobre as principais obras, em texto e áudio, e em cinco línguas: português, inglês, espanhol, francês e italiano.
Horário de atendimento ao público:
De terça a sexta-feira: das 10h às 18h.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h.
Agendamento de visitas para 2018:
O agendamento de visitas ao Museu Histórico de Santa Catarina é realizado exclusivamente pelo telefone (48) 3665-6363.
Ingressos:
Inteira: R$ 5.
Meia-entrada, mediante comprovação, para estudantes; menores de 18 anos; doadores de sangue registrados em hemocentros de Santa Catarina; professores exercendo docência nos níveis infantil, fundamental e médio:  R$ 2.
Entrada gratuita, mediante comprovação, para professores acompanhando a turma; crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias turísticos.
Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.
Contato:
Fone : (48) 3665-6363