FITA abre a programação de 2017 neste sábado no CIC

De 20 a 27 de maio, acontece, em Santa Catarina, o FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação. Serão 36 apresentações de 13 companhias – do Brasil, Chile, Espanha, Holanda, Peru e Uruguai, que levarão para o palco boas histórias, poesia e linguagens como teatro de sombras, máscaras, luva, manipulação direta, manipulação com vara, manipulação de fios e teatro híbrido, com projeções audiovisuais. Florianópolis, Balneário Camboriú, São José, Biguaçu, Joinville e Siderópolis receberão espetáculos.

A abertura da 11ª edição do FITA fica por conta da Cia. Jordi Bertran (Espanha), referência mundial em teatro de animação que, neste ano, completa 40 anos de história. A montagem “Poemes Visuals” será apresentado no Teatro do CIC, no sábado (20) e domingo (21), às 20h e 15h respectivamente. O espetáculo que utiliza a técnica manipulação direta e é indicado para crianças, jovens e adultos, traz para a cena um poeta que descobre que a partir das letras pode criar poesia, sem necessidade de construir palavras. Inspirado na magia dos poemas visuais do poeta catalão Joan Brossa, toma emprestado o magnetismo do abecedário brossiano, o jogo de letras com o qual o poeta ilustrava sua poética visual.

No domingo também tem programação gratuita no teatro da UFSC. “Mirame un ratito”, da Cia. Bet Burgos (Chile), poderá ser visto às 10h e 15h. O espetáculo que usa manipulação à vista e luva, com direção de Daniel Huaroc, é uma encenação divertida e poética que expõe a essência humana.

A partir de segunda (22), até 27 de maio, a programação do festival será intensa. Em Florianópolis, poderão ser vistos espetáculos no Teatro Ademir Rosa (CIC), no Centro de Cultura e Eventos UFSC – Auditório Garapuvu, no Largo da Catedral, no TAC – Teatro Álvaro de Carvalho, no Sesc Prainha e no Teatro da UFSC. Em Biguaçu, as apresentações serão no Casarão Born; em Siderópolis, no Siderópolis Clube; em Joinville, no SESC Joinville; em Balneário Camboriú, no Teatro Bruno Nitz; e em São José, o local ainda não foi definido.

Além das apresentações, estão na programação atividades formativas, como oficinas e conversas com artistas depois dos espetáculos.

Sobre o FITA: O FITA tem coordenação geral Sassá Moretti, coordenação executiva de Zélia Sabino e produção executiva de Gustavo Bieberbach. O 11º FITA foi contemplado pelo edital IBERESCENA e tem patrocínio do Funcultural, da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal. Conta com o apoio institucional da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, através da SECARTE. Tem o apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Siderópolis. A realização é do Fazendo Fita Cia. Artística e da Funarte.