Bate e volta a Rancho Queimado – Festa do Morango

*Por Elisa Moreira Ferreira

Final de semana chegando, soubemos que aconteceria a Festa do Morango em Rancho Queimado, distante 65 Km de Floripa/SC, e resolvemos dar um pulo até lá para conferir, afinal uma festa de morangos soa tentador… só imaginando as delícias… rs

Naquela pesquisa prévia para chegarmos à cidade, descobrimos que a festa do morango de Rancho Queimado acontece no Parque dos Morangos, em Taquaras, município vizinho e menos conhecido. Mas como é uma região rural com grandes áreas verdes quase não percebemos a mudança de cidade.

Parque dos Morangos – Foto: Associação Comunitária de Taquaras

A Festa do Morango é uma festa típica como tantas outras que acontecem ao longo do ano em Santa Catarina. Estas festas acontecem para celebrar a cultura dos colonizadores, a gastronomia e a produção agropecuária local, e também como forma de diminuir o êxodo rural.

Imagem 2 – Morangos pela estrada, sinal que estamos chegando!

Para nós que vivemos em cidades mais urbanizadas é um mergulho em diversidade cultural. E para as crianças uma oportunidade de curtir a liberdade que já não existe mais lá na cidade. E tem todo o aprendizado, pois muda a paisagem, que é cheia de montanhas e florestas densas de mata atlântica (como a professora da escola ensina em Geografia), a arquitetura também é bastante diferenciada, o jeito de falar, as fazendas de morangos (onde são produzidos os alimentos, como aprendem em História), as comidas diferentes… para as crianças isso tudo é um rico aprendizado e um desafio também!

Mas em se tratando da Festa do Morango nem é tão difícil assim. Além de experimentarmos o morango durante a refeição, como se comêssemos um tomate, experimentamos espetinho de morango coberto com chocolate, morangos com suspiro, bombons de morango, geleia de morango, torta de morango… e de quebra levamos algumas caixas de morangos para casa. Tem até concurso da “Caixa de Morango Mais Bonito! 🙂

Lá perto da minha casa podemos comprar morangos na feira ou no supermercado, mas aquele morango que experimentamos direto com o produtor, ao lado das fazendas de morangos, logo depois de andar a cavalo, é bem mais gostoso!

 

*Elisa Moreira é natural de Florianópolis/SC, viaja sempre e leva a família junto, para encontrar familiares espalhados pelo mundo, ou para descobrir lugares lindos e diferentes! Bacharel em Turismo e Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável, é nômade digital e atua como consultora na área de turismo e tutora de EAD em turismo. Ama um bom banho de mar e escrever suas histórias de viagens no blog Leve na Bagagem, inspirando novos viajantes a darem o próximo passo até o próximo destino!