Festival Palco Giratório começa dia 2 de agosto

De 2 a 31 de agosto, Florianópolis recebe o 13º Festival Palco Giratório Sesc, que traz à capital diferentes vertentes das artes cênicas do Brasil, com programação gratuita. São 33 espetáculos de teatro, dança, circo e intervenções urbanas, de 16 estados (AM, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MT, PB, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP), seis oficinas de formação e a exposição “Arena conta… – Teatro e resistência no Brasil (1965-1970)”.

Durante o evento, as 20 companhias selecionadas para a circulação nacional do Palco Giratório e grupos convidados se apresentam em diferentes locais: no Teatro do Sesc Prainha, no Teatro Pedro Ivo (Centro Administrativo do Governo), no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura – CIC), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), e em espaços públicos. Os ingressos gratuitos são distribuídos 1 hora antes do início de cada espetáculo, no local do evento e o espaço está sujeito à lotação.

Além da Capital, a programação cultural se intensifica nas “Aldeias Palco Giratório” instaladas em Jaraguá do Sul (01 a 09/08) e Joinville (02 a 10/08). Realizadas em mais de 40 cidades em todo o país, as Aldeias são mostras locais de arte e cultura, com o objetivo de promover e incentivar as manifestações artísticas das regiões e fazer um intercâmbio entre artistas e cultura, fomentando a troca de experiências. (Clique nos links para consultar as programações de cada cidade)

Reconhecido como um maiores projetos teatrais do país, o Palco Giratório Sesc é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro, com uma trajetória de 19 anos. Ao longo desse período, levou uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 4,5 milhões de pessoas em todo o país. Em 2016 são mais de 728 apresentações artísticas em 145 cidades brasileiras.

Com uma curadoria formada por profissionais do Sesc de todos os estados brasileiros, a programação do Palco Giratório apresenta anualmente uma amostragem importante da produção cênica brasileira, considerando suas diversas expressões. Neste ano, os curadores se reúnem em Florianópolis na semana que antecede o Festival (24 a 29/07), para o Encontro Nacional de Programação em Artes Cênicas, quando serão analisadas as indicações e definida coletivamente a programação do Palco Giratório 2017. “Esperamos que o Palco Giratório continue cumprindo seu papel de aguçar as percepções, remexer com as convicções e provocar diálogos, ampliando horizontes por meio das artes cênicas e sua capacidade transformadora”, declara Maria Teresa Piccoli, coordenadora de Cultura do Sesc em Santa Catarina e representante da Instituição na curadoria.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL EM FLORIANÓPOLIS

Dente de LeãoA abertura do evento será com o espetáculo convidado “Dente de Leão”, do Grupo Espanca, de Belo Horizonte (MG), nos dias 02 e 03/08 (terça e quarta-feira), às 20h, no Teatro Pedro Ivo. A peça busca mostrar como aprendemos a representar papéis na família, na escola, no trabalho ou no palco. É também um olhar sobre a juventude, sobre a inquietação de quem ainda não se conformou com a repetição. A trama conta a história de três estudantes, seus pais e professores que se preparam para a feira de ciências da escola. Neste momento, questionam os papéis sociais que desempenhamos. Estes jovens resolvem surpreender a todos, mudando a forma de representação de si mesmos. A classificação indicativa é para 14 anos. O grupo também ministra oficina com jogos e exercícios teatrais, leituras, discussões e práticas textuais, nos dias 01 e 03/08, das 14h às 17h, no Sesc (Inscrições abertas em:https://goo.gl/a23axM).

Why the Horse ?Neste ano, a homenageada do circuito nacional é a atriz Maria Alice Vergueiro. Aos 81 anos de idade e mais de 50 de palco, ela é considerada uma das grandes referências do teatro brasileiro, com passagens também pelo cinema e televisão. Ela estará presente na peça “Why the horse?”, com o Grupo Pândega de Teatro, um happening que trata de temas como vida, morte e envelhecimento a partir de uma proposta ousada da atriz de convidar seus parceiros de grupo a ensaiar com ela o seu “derradeiro momento”. São duas apresentações no dia 05/08 (sex), às 18h30 e 21h, no Teatro Ademir Rosa (CIC). O grupo também ministra a oficina “Corpo Pândego”, no dia 04/08, no Sesc, com o objetivo de desenvolver alguns dos procedimentos de criação dramatúrgica e cênica utilizados na construção do espetáculo. Maria Alice integrou o Teatro Oficina, participou de suas montagens mais radicais (O Rei da Vela), fundou o irreverente grupo Ornitorrinco (com Cacá Rosset), interpretou as principais peças de Brecht (Mãe Coragem) e fez um extraordinário Beckett (Katastrophé, 1986), elogiado por críticos do porte de Alfredo Mesquita (1907-1986), que classificou sua atuação na peça de “espantosa”. Em 2006, ela ganhou destaque após o vídeo “Tapa Na Pantera” ter mais de seis milhões de visualizações no YouTube.

A programação do Festival Palco Giratório está bastante diversa, contemplando diferentes linguagens. O Grupo Teatro Carmim, de Natal (RN), apresenta o espetáculo de dança “Jacy”, no dia 10/08, 20h, no TAC, com tradução em libras e audiodescrição, haverá também um bate-papo sobre acessibilidade em espetáculo teatrais, das 14h30 às 16h30, no Sesc. Tem palhaçaria com o grupo Barracão Teatro, de Campinas (SP), que apresenta em “Romeu e Julieta” em 13/08, 20h, no TAC, releituras clown de obras de Shakespeare. A comédia dramática “Cachorros não sabem blefar”, da companhia mineira 5 Cabeças, aborda questões de intolerâncias presentes na sociedade no dia 14/08, às 20h, no TAC. O espetáculo de teatro de animação “A Gigantea”, da Cia Les Trois Cles Brasil, companhia franco-brasileira, sediada no Rio de Janeiro, vai encantar o público no dia 24/08, às 20h, no Teatro Pedro Ivo, com uma dramaturgia que utiliza, além de palavras e diálogos, marionetes, músicas e técnicas de iluminação e de circo. Premiada e reconhecida pelas peças infantis, a Nau de Ícaros, de São Paulo, apresenta no dia 28/08, às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), o espetáculo aéreo “A.N.J.O.S” (foto), que mistura sonho e realidade, o fantástico e o real, vida e morte, nas transformações presentes no universo da criança, utilizando os aparelhos circenses para criar a suspensão do tempo e do espaço.

Além dos selecionados para a circulação nacional, o Festival abraça grupos e artistas locais. O Teatro em Trâmite, por exemplo, encena três espetáculos ao longo do evento: “Discursos Paralelos”, “História Horripilante” e “A Luva e a Pedra” (foto). A atriz Paula Bittencourt apresenta a intervenção “Coisas que fazem o coração correr mais rápido”, e Elke Siedler, um dos principais nomes da dança contemporânea em Santa Catarina, apresenta o espetáculo “Rec(L)usadax”.

Exposição Arena ContaDurante o evento, entra em cartaz a exposição “Arena conta…- Teatro e resistência no Brasil (1965-1970)”, realizada pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Instituto Augusto Boal. A abertura será no dia 10/08, às 18h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, com visitação até 26/08. A mostra apresenta a trajetória de um dos mais conceituados grupos teatrais brasileiros, o Teatro de Arena, fundado em 1953, em São Paulo, relembrando a importância do seu engajamento artístico e político no país. A exposição conta com sete painéis, repletos de fotografias de artistas, autores e elenco técnico em ação durante os espetáculos “Arena conta Zumbi”, “Arena conta Tiradentes” e “Arena conta Bolívar”, todas as três peças dirigidas por Augusto Boal. Essas montagens registram um espaço alternativo para a cena cultural do país no período da ditadura militar, conciliando a criatividade dramatúrgica com a abordagem de temas eminentemente nacionais. Três músicas originais desses espetáculos foram recuperadas e acompanham a exposição, além de vídeos e fotos dos acervos do Instituto Augusto Boal e da Funarte.

Oficinas gratuitas com inscrições abertas

Na programação formativa, o Festival Palco Giratório em Florianópolis traz seis oficinas gratuitas no Sesc. Com o Grupo Espanca, nos dias 02 e 03/08; a Oficina “O Corpo Pândego”, com o Grupo Pândega de Teatro, no dia 04/08; “O Jogo do Palhaço – Técnica”, com Grupo Trampulim (MG) no dia 06/08; “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real”, com o Grupo Teatro Carmin (RN); “O ator, o objeto e o boneco na cena contemporânea” é o tema da oficina da Cia Les Trois Cles Brasil (RJ), no dia 23/08; para completar, a Cia. Pão Doce de Teatro (RN) ministra Oficina “Musicalização para atores e não-atores” no dia 28/08. As inscrições são gratuitas e estão abertas na central Relacionamento com Clientes do Sesc em Florianópolis (Prainha). As vagas são limitadas.

ENDEREÇOS FLORIANÓPOLIS
Teatro Ademir Rosa / Centro Integrado de Cultura (CIC): Av. Governador Irineu Bornhausen 5600, Agronômica
Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): Rua Marechal Guilherme, 26, Centro
Teatro Pedro Ivo / Centro Administrativo do Governo: Rodovia SC 401, Km 5, n° 4600, Saco Grande
Teatro Sesc Prainha / Sesc em Florianópolis (Prainha): Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro