Parque da Serra do Tabuleiro reabre para visitação pública

Parque da Serra do Tabuleiro reabre para visitação pública

Por: Assessoria de Imprensa da Fatma (http://www.fatma.sc.gov.br/)

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) reabre para visitação pública, na próxima quinta-feira, 10, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Localizado em Palhoça, o local oferece trilhas guiadas e a oportunidade de estar perto da natureza. A cerimônia de reabertura está marcada para às 10h30.

O investimento para a reabertura foi de R$ 300 mil. O Parque estava fechado há dois anos e teve trilhas e o Centro de Visitantes reestruturados. Durante o passeio, o visitante receberá informações sobre a vegetação local, rica em bromélias e micro-orquídeas. Se tiver sorte, poderá observar jacarés, antas, capivaras e pássaros nativos da região que vivem soltos no local. “O parque também abriga a casa açoriana, que tem mais de 200 anos e que leva o nome do criador da reserva, o padre Raulino Reitz. O espaço vai servir para educação ambiental, mostras e exposições que valorizem a cultura do local”, explica o diretor de Proteção de Ecossistemas, Márcio Luiz Alves.

O Parque contará com uma equipe especial, multidisciplinar, que vai atuar na orientação e na formação de novos protetores do meio ambiente. O Instituto Çarakura, que venceu a licitação feita na metade do ano, deve retornar o trabalho com as escolas da região. O Parque estará aberto de quarta a domingo, das 13h às 19h, no horário de verão.

Saiba mais:

Reabertura do Parque da Serra do Tabuleiro

Quinta-feira, 10, às 10h30

Local: Centro de Visitantes – Baixada do Maciambu, BR-101, km 238, Palhoça/SC

Atrações:

10h30 – solenidade de abertura com a apresentação da Orquestra do Instituto Casa Nobre/Guarda do Embaú

11h30 – Boi de Mamão da Escola CEI Nova Geração/Praia da Pinheira

14h – Coral Indígena Mbyá Guarani (TI Itaty)
14h30 – Gincana com o Poeta Edibol (Poeta e filho da Guarda do Embaú)
15h30 – Contação de história (Andréa/Sítio Çaracura)
16h – Gravação do Programa Fala Jovem/Alesc com a apresentação dos Protetores Ambientais Mirins

Atrações desenvolvidas ao longo de todo o dia:

Exposição fotográfica do Plínio Bordin;  exposição de orquídeas da Associação de Orquidófilos da Baixada do Maciambu; Eco-ônibus da Fatma, exposição dos bonecos gigantes do artista Edbol, representando as personalidades históricas da comunidade da Guarda do Embaú; trilha guiada interpretativa na restinga da Baixada do Maciambu;
pintura facial temática com artista Laura Redondo Brasil.

⚠️O Floripinhas é um canal de divulgação de eventos infantis. Não nos responsabilizamos por alterações de horários e cancelamentos dos eventos divulgados aqui. Obrigada 🙂